POLÍTICA – Presidente Lula participará de Cúpulas na Guiana e em São Vicente e Granadinas fortalecendo relações comerciais e regionais no Caribe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com a agenda cheia nos próximos dias. Na próxima quarta-feira (28), ele desembarca em Georgetown, capital da Guiana, para participar do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom). A Caricom, criada em 1973, é um dos organismos de integração regional mais antigos em funcionamento no mundo. Composta por 15 países, a organização representa cerca de 19 milhões de pessoas e tem uma área territorial equivalente ao estado de Mato Grosso do Sul.

Em entrevista na última sexta-feira (23), a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores, destacou a importância da Caricom na representatividade internacional, votação em conjunto em organismos internacionais e relação comercial com o Brasil. Nos últimos dois anos, a relação comercial entre Brasil e Caricom cresceu significativamente, alcançando US$ 2,6 bilhões.

Durante sua participação na cúpula, Lula abordará temas importantes da agenda brasileira, que atualmente preside o G20. Questões como segurança alimentar e mudanças climáticas serão discutidas, visto o impacto significativo que esses temas têm na região caribenha. Além disso, Lula terá um encontro com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para fortalecer a relação comercial entre os dois países, principalmente devido à recente descoberta de jazidas de petróleo e gás na Guiana.

Após sua estadia na Guiana, Lula seguirá viagem para São Vicente e Granadinas, onde participará da abertura da 8ª cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A reintegração do Brasil à Celac foi uma das primeiras medidas de política externa do presidente Lula, após assumir seu terceiro mandato. A reunião da Celac será uma oportunidade para discutir os progressos alcançados e ampliar a cooperação entre os países membros. Lula também terá reuniões bilaterais com chefes de governo, incluindo a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.

A agenda do presidente Lula destaca a importância das relações externas do Brasil com os países latino-americanos e caribenhos, fortalecendo laços diplomáticos e comerciais em uma região estratégica para o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo