POLÍTICA – Presidente Lula conversa com presidente de Israel e trata de temas humanitários e de segurança em Gaza

Na última quinta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma ligação de 40 minutos com o presidente de Israel, Isaac Herzog. Esta foi a segunda conversa por telefone entre os líderes em pouco mais de um mês, a primeira ocorreu no dia 12 de outubro. Durante o telefonema, Lula agradeceu o apoio israelense para a repatriação de 32 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza e informou que uma nova lista com nomes de brasileiros e seus parentes palestinos na região está sendo preparada.

Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, o Brasil já resgatou 1.477 pessoas e 53 animais domésticos. O presidente informou que está em preparação uma nova lista com nomes de brasileiros e seus parentes palestinos na região, a mais afetada neste conflito. O Brasil tem buscado resgatar cidadãos e evitar que sejam vítimas do conflito na região.

Herzog demonstrou preocupação com reféns sequestrados pelo Hamas, incluindo latino-americanos, e solicitou que Lula reforçasse o apelo pela sua libertação, em articulação com outros países da América Latina. Lula comprometeu-se com o pedido e recordou que já fez apelos pela libertação de todos os reféns em contatos mantidos com líderes do Oriente Médio, França, Rússia e Índia.

Além disso, Lula manifestou preocupação com a crise humanitária em Gaza e prometeu coibir atos de antissemitismo em meio ao agravamento do conflito. Ele reafirmou a tradição pacífica do Brasil, onde judeus e árabes convivem em paz, e a importância da solução de dois Estados, com Israel e Palestina vivendo lado a lado, com fronteiras seguras e mutuamente aceitas.

Durante a conversa, Lula também falou sobre a defesa do Brasil por mudanças nas instâncias multilaterais de governança, como forma de torná-la mais eficiente na prevenção e resolução de conflitos. Esse diálogo evidencia a importância do papel do Brasil na mediação de conflitos internacionais e na busca por soluções pacíficas para crises humanitárias em diferentes partes do mundo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo