POLÍTICA – Presidente Lula anuncia obras do túnel imerso Santos-Guarujá em celebração aos 132 anos do Porto de Santos e defende parcerias públicas-privadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na última sexta-feira (2), as obras do túnel imerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. O evento comemorou os 132 anos do Porto de Santos e contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O túnel imerso, que faz parte das obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será resultado de uma parceria público-privada (PPP) com investimentos de R$ 5,8 bilhões. Ele terá 860 metros de extensão entre as margens dos dois municípios e ficará submerso a uma profundidade de 21 metros sob o fundo do canal.

De acordo com a Presidência da República, o túnel beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam a região, que atualmente dependem de balsas ou da rodovia Cônego Domenico Rangoni para fazer a travessia entre Santos e Guarujá.

Além disso, durante a solenidade, Lula destacou a importância do estado como indutor do desenvolvimento do país, ressaltando que a construção do túnel será realizada por meio de parcerias privadas e aproveitando o projeto já desenvolvido pelo estado de São Paulo.

O presidente também aproveitou a ocasião para fazer a entrega simbólica de 90 unidades do conjunto habitacional Parque da Montanha no Guarujá, um investimento do governo federal em parceria com a prefeitura local no valor de R$ 58,3 milhões, que beneficiará 649 famílias que vivem em palafitas às margens do Porto de Santos.

Durante o evento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi vaiado por parte dos presentes, o que motivou Lula a reafirmar a importância do diálogo e da democracia. Ele enfatizou a necessidade de respeitar o direito à diferença e a importância de respeitar os resultados eleitorais, reforçando o compromisso de apoiar o governador no exercício de suas funções.

A construção do túnel imerso Santos-Guarujá marca mais um passo importante para a infraestrutura do país e sinaliza a atenção do governo federal para as necessidades da região, além de reiterar o compromisso com o desenvolvimento econômico e social.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo