POLÍTICA – Lula desembarca em Berlim para fortalecer parceria e cooperação com a Alemanha em diversas áreas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Berlim no último domingo (3), para uma visita de três dias à Alemanha. A agenda de compromissos inclui um jantar oferecido pelo primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, ainda no mesmo dia. Para o dia seguinte (4), está marcada uma reunião de alto nível entre os dois líderes, com a presença de ministros brasileiros e alemães.

Em suas redes sociais, Lula destacou a importância da retomada do diálogo com a Alemanha, ressaltando a relevância da cooperação entre os dois países em áreas como energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica. O presidente também mencionou o interesse em fortalecer os laços econômicos e políticos entre Brasil e Alemanha, reforçando a parceria em diversas questões, como meio ambiente, agricultura, saúde, ciência, tecnologia e inovação.

A assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia também é um dos pontos de destaque da visita de Lula à Alemanha. O presidente tem agendados encontros com o presidente do país, Frank-Walter Steinmeier, a presidente do Senado, Manuela Schwesig, e parlamentares da coalizão governista.

Além disso, está previsto um almoço de trabalho com o chanceler Olaf Scholz, seguido da 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, na qual serão assinados instrumentos de cooperação entre Brasil e Alemanha.

A Alemanha é um parceiro estratégico para o Brasil, especialmente nos campos tecnológico e industrial. Mais de mil empresas alemãs têm atuação no território brasileiro, e a Alemanha se configura como o oitavo maior investidor no Brasil, de acordo com dados do Banco Central. O comércio bilateral entre os dois países alcançou US$ 19 bilhões em 2022 e somou US$ 15,9 bilhões entre janeiro e outubro de 2023.

Antes de chegar à Europa, Lula participou da COP 28 em Dubai, nos Emirados Árabes, e cumpriu agendas no Oriente Médio. A retomada de suas viagens internacionais ocorreu dois meses após uma cirurgia para restaurar a articulação do quadril. Após sua estada na Alemanha, está prevista a cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro, onde Lula receberá os chefes de Estado do bloco.

Em suma, a visita do presidente brasileiro à Alemanha representa um esforço em reforçar os laços comerciais, políticos e estratégicos entre os dois países, além de fortalecer a colaboração em diversas áreas de interesse mútuo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo