Plenário da Câmara de Maceió aprova aumento de vereadores, que passará de 25 para 27, facilitando reeleição dos atuais parlamentares

A Câmara de Maceió poderá aumentar o número de vereadores na Capital, passando de 25 para 27, caso o parecer publicado no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (14/9) seja aprovado pelo plenário. Comissões importantes foram favoráveis a essa mudança de forma unânime.

Caso esse aumento seja aprovado, o quociente eleitoral, que é a razão entre votos válidos e o número de vagas, diminuirá nas eleições de 2024. Com base nos votos válidos das eleições de 2020, um partido precisará atingir pelo menos 14.000 mil votos para eleger um vereador.

Com isso, espera-se que seja mais fácil para os vereadores atuais, que estão em busca de reeleição, conquistarem uma cadeira na Câmara Municipal. O aumento de vagas será aprovado sem maiores discussões, já que esses vereadores têm interesse direto em sua aprovação.

A possível mudança no número de vereadores em Maceió traz questionamentos sobre a representatividade política e os impactos financeiros que essa alteração pode trazer. Alguns setores da sociedade argumentam que é necessário garantir a participação de diferentes grupos e políticas mais variadas na Câmara Municipal. Por outro lado, há preocupações sobre o aumento de gastos públicos com a ampliação do número de vereadores.

O assunto deverá ser discutido amplamente antes da votação final, levando em consideração os argumentos a favor e contra o aumento de vagas. A decisão final caberá aos vereadores presentes no plenário da Câmara Municipal de Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo