Petrobras: Preços da gasolina e do diesel têm novo aumento, diz Abicom em meio a ambiente externo adverso

Nesta semana, os preços da gasolina nos postos de combustíveis registraram a 11ª queda consecutiva, de acordo com uma pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O valor médio do combustível caiu de R$ 5,65 para R$ 5,63, trazendo um alívio para os consumidores que têm sentido o impacto do aumento dos preços nos últimos meses.

Além disso, a Petrobras divulgou uma queda de 42,2% no lucro do terceiro trimestre, totalizando R$ 26,6 bilhões. A empresa também anunciou que distribuirá R$ 17,5 bilhões em dividendos aos acionistas.

No que diz respeito ao diesel, a ANP relatou uma queda no preço do combustível, passando de R$ 6,13 para R$ 6,12 por litro. Essas informações são referentes aos dias 5 e 11 de novembro.

Durante uma teleconferência com analistas para apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre, a Petrobras divulgou uma expectativa de aumento na demanda de gasolina e diesel no Brasil até o final de 2024. A venda de derivados no mercado brasileiro teve um aumento de 1,3% no terceiro trimestre em comparação ao ano passado, com avanços expressivos no diesel, gasolina e querosene de aviação.

William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da estatal, destacou um aumento na eficiência das refinarias para impulsionar a produção de diesel, que responde por 40% do total de derivados produzidos. No entanto, Claudio Schlosller, diretor de Logística, mencionou que o cenário de preços está cercado de incertezas devido à volatilidade do mercado.

A Abicom, que reúne os importadores, apontou que os preços de gasolina e diesel vendidos pela Petrobras estão acima do mercado internacional desde o último dia 8 deste mês. Sergio Caetano Leite, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da estatal, ressaltou que o setor de óleo e gás enfrenta um ambiente externo adverso, com a queda na cotação do petróleo e a desvalorização do real frente ao dólar, impactando os resultados da empresa.

Na mesma teleconferência, Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, anunciou que a estatal colocará em operação quatro novas plataformas nos próximos doze meses, com previsão de elevar a capacidade de produção em 630 mil barris. Além disso, a empresa reduziu a previsão de investimento para 2023 de US$ 16 bilhões para US$ 13 bilhões devido ao cenário desafiador enfrentado pelo mercado fornecedor no contexto inflacionário pós-pandemia.

Essas informações refletem a complexidade do mercado de óleo e gás e a importância de analisar as tendências do setor para entender o impacto nos preços dos combustíveis e nas operações das empresas petrolíferas.

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