Paulo Dantas: “Nós queremos que o jovem seja protagonista do processo político alagoano

Em lançamento do Avança Grêmio, deputado defende maior participação de estudantes nas decisõesda sociedade

Na manhã deste sábado, o líder do bloco da Maioria na Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Paulo Dantas, elogiou o projeto Avança Grêmio, Governo do Estado, como uma ponte para ter mais estudantes participando da política. “Nós queremos que o jovem seja protagonista do processo político alagoano”, afirmou.

O projeto visa subsidiar ações estudantis pedagógicas de combate à discriminação e incentivo à diversidade no ambiente escolar. Essa será mais uma forma de incentivar a criatividade e a mobilização dos jovens, assim como promover o protagonismo dos estudantes dentro das escolas.

Por meio do Avança Grêmio, serão repassados recursos às escolas estaduais para a realização de projetos pedagógicas, desenvolvidos pelos estudantes, que sejam voltados para o bem coletivo e diretamente relacionados a temas como Busca Ativa, Recuperação de Aprendizagem, diversidade, cultura e demais mobilizações em prol de uma sociedade mais igualitária e sem preconceitos.

Segundo as diretrizes do programa, publicadas no Diário Oficial de Alagoas (DOU) no dia 08 de março, o valor da verba destinada às escolas será calculado de acordo com o quantitativo de alunos, sendo R$ 12 mil para as unidades de ensino com até 500 estudantes, e R$ 16.500 para escolas com mais de 500 alunos matriculados. Os recursos para o fomento do programa serão oriundos do Tesouro Estadual e Fundo de Manutenção e/ou Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O governador Renan Filho destacou a importância do grêmio estudantil para o desenvolvimento de atividades na escola, dando o protagonismo para os jovens.

“O Grêmio tem muita importância nas escolas, no desenvolvimento interno. É ele quem cuida de tudo, da estrutura física, ele promove o esporte, a cultura, realiza congressos. Em conversa com a presidente do Grêmio da Escola Graciliano Ramos, de Palmeira dos Índios, ela disse que a verba destinada será utilizada para a realização de um congresso sobre o protagonismo juvenil, colocando o estudante como o centro do plano de trabalho para que a gente discuta melhorias na nossa escola, no nosso bairro, na nossa cidade”, disse.

“A gente contou com o apoio do deputado Paulo Dantas para aprovar projetos de lei como o Cartão Escola 10. Colocou o projeto debaixo do braço e conseguiu os votos para a gente ter esta importante política de incentivo ao estudante”, declarou o secretário estadual de Educação, Rafael Brito.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo