PASSADO OBSCURO: Conselheiro tutelar eleito para IV região já foi preso em flagrante por roubo majorado

Celso Deoclécio usou um menor de idade para praticar o delito na época

Um dos pré-requisitos para se candidatar ao cargo de conselheiro tutelar é idoneidade moral. No entanto, alguns candidatos parecem não respeitar o mínimo exigido para exercer a função. Celso Deoclécio dos Santos, candidato eleito ao Conselho Tutelar da Região IV em Maceió, foi preso em flagrante em 2014 por roubo majorado – quando a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma. Além disso, o ato contou com a participação de um menor.

A região IV compreende os bairros de Bom Parto, Mutange, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Santa Amélia, Petrópolis, Fernão Velho e Rio Novo. Hoje em liberdade provisória, Deoclécio já teve sua candidatura ao Conselho Tutelar impugnada algumas vezes, mas no último concurso, de acordo com o denunciante, surgiu novamente como candidato, sem maiores problemas e se elegeu para o quadriênio 2020/2024 com 404 votos, ficando em quarto lugar.

Deoclécio responde o processo em liberdade tendo que se apresentar a cada três meses na justiça por uma ação criminosa em 2014. Ele fazia parte de um trio de bandidos formado por dois jovens – ele era um deles na época, e um adolescente. Eles foram presos no dia 23 de julho daquele ano portando 13 celulares roubados e seis munições de calibre 38.

Em outubro do mesmo ano, a justiça concedeu liberdade provisória de Celso Deoclécio. Na época da ação criminosa, a polícia informou que eles teriam invadido e assaltado um bar e restaurante, no Salvador Lyra. E, quando faziam uma suposta “partilha” dos produtos, teriam sido flagrados.

Durante as investigações, imagens do estabelecimento foram divulgadas e uma das vítimas do restaurante os reconheceu. Apesar de ter sido candidato eleito, ele continua respondendo ao processo em liberdade. Um de seus parceiros de crime, José Esdras Luiz, teve a liberdade provisória revogada por não se apresentar corretamente à justiça.

Um outro pré requisito para o cargo de conselheiro é “comprovar experiência em atividades com crianças e adolescente”. É importante lembrar que na ação criminosa, o terceiro envolvido junto com Deoclécia era adolescente na época.

O resultado das eleições para o Conselho Tutelar em Maceió, dividido em dez regiões administrativas, foi divulgado na última quarta-feira, 9, no Diário Oficial Eletrônico do Município. As provas foram realizadas no dia 6 de outubro. Foram 50 vagas disponibilizadas para a capital alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo