Para dias corridos: corrida!

Depois de um dia inteiro é comum para muitas pessoas chegar em casa exaustas. Muitas dirão que possuem uma vida corrida e estressante e que ao se deparar diante do sofá não pensarão duas vezes, deitar para descansar será inevitável. E é nesse momento que diria para que refletissem sobre a falta de pique. Por que ficam tão cansadas? Por que falta ânimo? A resposta é bem simples e vem justamente do como você costuma utilizar o tempo livre que possui.

Descansar nem sempre é sinônimo de recarregar as energias e, dependendo de como você descansa, seu corpo não irá se recuperar da desgastante rotina. Assim como entre os esportistas que se preparam para competições, toda e qualquer pessoa deve manter, no mínimo, 30 minutos de atividade física de 3 a 4 dias por semana. Pode apostar, se trocar o descanso no sofá por exercícios físicos terá bem mais vigor durante o dia, além de uma série de outros benefícios.

Minha sugestão inicial é para começar os dias corridos, usando um trocadilho básico, com corrida. De longe ela é o exercício mais democrático e acessível para quem pretende abandonar o sedentarismo. Você pode até começar caminhando e logo estará dando seus primeiros trotes. Para ter alguns motivos, saiba que, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde – OMS, correr de cinco a dez minutos por dia em velocidades lentas diminui drasticamente os riscos de morrer de doenças cardiovasculares.

Se compararmos este número entre nós mulheres, por exemplo, as que nunca correram possuem o dobro de probabilidade de morrer de doença cardíaca. Isso porque todas as vezes que corremos aumentamos a frequência cardíaca, o que fortalece o músculo do coração e prolonga a sua capacidade de bombeamento de sangue, portanto, a sua vida útil. Além disso, quando corremos, as artérias se expandem e contraem vigorosamente, movimentos que as mantêm mais fortes e ajustadas, ajudando a manter a pressão arterial em uma faixa normal.

E não para por aí. Corredores constroem um escudo contra a depressão e lidam melhor com ansiedade e o estresse. Somos mais felizes, nos tornamos mais felizes. E desse jeito é que enfrentamos as dificuldades do dia a dia, ficamos com o raciocínio mais ativo. De acordo com o professor Ronald Evans, diretor do Instituto Salk para Estudos Biológicos, na Califórnia, “o coração e os músculos precisam de uma onda de energia para realizar exercícios e os neurônios precisam de uma onda de energia semelhante para formar novas memórias”. Quem corre estimula essa energia.

E a lista de benefícios segue, já que quem dá suas corridinhas regulares fortalece as articulações do joelho e os ossos; potencializa músculos internos e externos das coxas, panturrilha e até os glúteos; ajuda na prevenção de câncer; melhora a atividade sexual; além de emagrecer e permanecer em forma.

Da próxima vez que chegar em casa cansado analise se vale a pena ficar parado. Faça o teste e inicie ou termine seus dias com corrida. Vai ter um dia muito mais produtivo, dormir como uma pedra e se perguntar por que nunca fez isso antes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo