Ouvidoria do Senado registra mais de 10,5 mil demandas nos primeiros meses de 2024, com destaque para temas de seguridade social e previdência.

A Ouvidoria do Senado tem se destacado como o principal meio de comunicação da população com a Casa nos primeiros meses de 2024. Com mais de 10,5 mil demandas atendidas no início do ano, os cidadãos têm utilizado a Ouvidoria para expressar suas opiniões, críticas, sugestões, elogios e pedidos de informações sobre projetos de lei em tramitação.

Temas como seguridade social, previdência, políticas públicas sociais e solicitação de livros jurídicos foram os mais recorrentes entre os contatos dos cidadãos. Dentre os projetos mais demandados está o PL 5.332/2023, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que busca dispensar a revisão médico-pericial para aposentados por invalidez e beneficiários do BPC em casos de incapacidade permanente, irreversível ou irrecuperável. Além disso, projetos que propõem o 13º salário para beneficiários do BPC e o 14º salário para aposentados também receberam apoio dos cidadãos.

Com uma equipe especializada de 40 colaboradores, a Ouvidoria do Senado disponibiliza atendimento por meio do telefone 0800 061 2211 e do site www.senado.leg.br/ouvidoria, onde formulários estão disponíveis para os cidadãos. O ouvidor-geral do Senado, senador Plínio Valério, ressalta a importância de fortalecer o espaço de participação da população no ano em que o Senado completa 200 anos de existência.

Criada em 2005 e em funcionamento desde 2011, a Ouvidoria busca promover transparência e aproximação da sociedade com o Parlamento. Nos últimos sete anos, mais de 400 mil manifestações foram atendidas. Em 2023, a Ouvidoria recebeu 42,8 mil manifestações, com destaque para a região Sudeste, responsável por 29% dos registros.

Além disso, a Ouvidoria também recebeu 873 demandas relacionadas à Lei de Acesso à Informação em 2023, um aumento de 47% em relação ao ano anterior. A coordenadora-geral da Ouvidoria, Izabel Zinidarsis, destaca que muitas demandas são resolvidas durante o atendimento telefônico, mas aquelas que exigem mais informações são encaminhadas para os setores competentes. Izabel reforça o compromisso da Ouvidoria em garantir que cada demanda seja encaminhada corretamente e receba uma resposta adequada.

Portanto, a Ouvidoria do Senado tem desempenhado um papel fundamental na interação entre a população e o Legislativo, promovendo a participação cidadã e a transparência nas ações do Senado.

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