Operação Virtude: Agentes do Ronda no Bairro distribuem panfletos para conscientizar sobre maus tratos contra idosos

Agentes de proximidade operacionais e da Equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro participaram ontem (17) de uma panfletagem por ocasião da “Operação Virtude”, que é de âmbito nacional e tem a coordenação em Alagoas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A campanha visa conscientizar a população sobre maus tratos contra idosos.

A ação ocorreu na Rua Cleto Campelo, no bairro do Jacintinho, e em locais próximos. Os agentes distribuíram panfletos para transeuntes e em estabelecimentos comerciais. O tenente-coronel Iran, responsável pela operação junto com o tenente Alex, ambos da SSP, destacou que outubro é o mês em que o Governo Federal intensifica as ações de combate à violência contra os idosos.

“Essa campanha se justifica porque, somente neste ano, já recebemos mais de 440 denúncias através do Disque Denúncia 181, o que resultou em visitas, indiciamentos e flagrantes por diversos tipos de violência, como física, patrimonial, financeira, psicológica e sexual, sofridas pelos idosos, muitas vezes em seu próprio ambiente familiar e por pessoas próximas”, explicou o tenente-coronel Iran.

A ação contou com o apoio do Ronda no Bairro, que auxiliou na distribuição dos panfletos e na conscientização da população sobre a importância de proteger e denunciar crimes contra os idosos. As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, que atende em todo o país.

Vanessa Castro, chefe da Equipe de Articulação e Mobilização Social, destacou a importância da sociedade assumir o cuidado com os idosos e denunciar crimes contra eles. “Sabemos que a pessoa idosa é vulnerável e muitas vezes não consegue pedir ajuda, vivendo um sofrimento silencioso. Infelizmente, muitos desses crimes são cometidos dentro da própria casa dos idosos. Nós, que fazemos parte da Seprev, participamos da distribuição dos panfletos com a certeza de que estamos levando mais informação para a sociedade sobre um tema tão delicado. Nosso principal objetivo é promover a prevenção da violência em todas as suas formas”, destacou.

A “Operação Virtude” é uma campanha que está ocorrendo em todo o país e tem como objetivo principal conscientizar a população sobre os maus tratos contra os idosos. A iniciativa visa combater a violência física, patrimonial, financeira, psicológica e sexual sofrida por essa parcela da população. A distribuição de panfletos é uma das ações realizadas e tem como propósito informar e incentivar a denúncia de casos de violência contra os idosos. A campanha conta com a participação de agentes de proximidade operacionais e da equipe de articulação e mobilização social do Ronda no Bairro.

De acordo com o tenente-coronel Iran, responsável pela operação em Alagoas, somente este ano já foram recebidas mais de 440 denúncias pelo Disque Denúncia 181, o que resultou em visitas, indiciamentos e prisões em flagrante por conta dos diversos tipos de violência sofridos pelos idosos. Ele ressaltou que esses crimes muitas vezes ocorrem dentro de casa, praticados por pessoas próximas aos idosos.

Para Vanessa Castro, chefe da equipe de articulação e mobilização social, é fundamental que a sociedade assuma a responsabilidade de proteger os idosos e denunciar qualquer tipo de violência contra eles. Ela ressaltou que muitos idosos vivem um sofrimento silencioso e têm dificuldade em pedir ajuda, tornando-se alvos fáceis dos agressores, inclusive dentro de seus próprios lares. A distribuição dos panfletos é uma forma de levar informação e conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos idosos e denunciar crimes dessa natureza. A campanha também ressalta a importância do Disque 100, que está disponível em todo o país para receber denúncias de violência contra os idosos.

Dessa forma, a ação realizada pelo Ronda no Bairro em parceria com a operação “Virtude” busca alertar a população sobre os maus tratos contra os idosos e incentivar a denúncia desses casos. Com a distribuição de panfletos, os agentes procuram conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e cuidar dos idosos. A iniciativa visa promover a prevenção da violência e garantir a integridade e a dignidade dos idosos, parte vulnerável da sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo