OPERAÇÃO AURANTIUM: PF cumpre mandados contra crimes ligados ao Fundeb e à Saúde em Alagoas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (03), uma operação para apurar crimes contra o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Programa Nacional do Transporte Escolar PNATE e Sistema Único de Saúde.

Estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão em 9 cidades alagoanas. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região nos municípios de Maceió, Estrela de Alagoas, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Feira Grande, Coqueiro Seco, Tanque D´arca, Colônia Leopoldina e Barra de São Miguel.

De acordo com as investigações, os crimes começaram no ano de 2013 e foram até este ano. Os práticas teriam configurado os crimes de fraude à licitação (art. 90 da lei 8666/93), desvios de recursos públicos federais (art. 1º, I, do Dec.-Lei n. 201/67), lavagem de dinheiro (art. 1º, da lei 9613/98) e organização criminosa (art. 2º, §4º, II, da lei 12850/13).

Mais de 150 policiais federais participam da operação denominada Aurantium, que faz alusão ao significado em português, que seria laranja-azeda ou amarga, relacionando-se com o modus operandi utilizado pelos investigados para desviar e ocultar os recursos públicos federais através de interpostas pessoas, popularmente conhecidas como “laranjas”.




Botão Voltar ao topo