Opep mantém previsão de alta na demanda global de petróleo em 2024 e 2025, com avanços em países da OCDE e fora do grupo.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou nesta terça-feira, 12, em seu relatório mensal, que mantém a previsão de alta na demanda global por petróleo em 2024, estimando um aumento de 2,2 milhões de barris por dia (bpd). Para 2025, o cartel reiterou sua projeção de crescimento da demanda mundial em 1,8 milhão de bpd.

Segundo as informações apresentadas pela Opep, a demanda nos países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) deve crescer em cerca de 200 mil bpd este ano e em 100 mil bpd no próximo. Já fora da OCDE, a expectativa é de avanços de aproximadamente 2 milhões de bpd no consumo em 2024 e de 1,7 milhão de bpd em 2025.

No que diz respeito à oferta de petróleo entre os países que não integram o grupo, a Opep reduziu em 100 mil barris por dia sua previsão de aumento em 2024, estimando um acréscimo de 1,1 milhão de bpd. Os países que mais devem contribuir para esse incremento são EUA, Canadá, Brasil e Noruega, enquanto Rússia e México são esperados para registrar as maiores quedas na produção.

Para o ano de 2025, a Opep elevou sua projeção de crescimento na oferta global de petróleo fora do grupo em 100 mil bpd, totalizando 1,4 milhão de bpd.

Além disso, a Opep informou que sua produção teve um aumento de 203 mil bpd em fevereiro em relação a janeiro, atingindo uma média de 26,57 milhões de bpd, de acordo com fontes secundárias. Este aumento na produção pode impactar a oferta global de petróleo nos próximos meses e influenciar os preços no mercado internacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo