ONU-Habitat reúne especialistas e entidades para aprimorar programa focado nos municípios alagoanos

Oficina realizada no âmbito do projeto Visão Alagoas 2030 buscou propor soluções inovadoras para o programa Minha Cidade Linda

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com o Governo de Alagoas e o Instituto Pólis, reuniu representantes de secretarias de Estado, de municípios e de entidades federais para mais uma oficina do Laboratório de Planejamento e Projetos. Realizado nesta terça-feira (10), o encontro teve como foco o aprimoramento do Minha Cidade Linda, programa executado pela Secretaria do Transporte e Desenvolvimento Urbano de Alagoas (Setrand-AL).

Criado em 2021, o programa estadual visa à melhoria dos espaços públicos e da infraestrutura viária dos 102 municípios alagoanos por meio de ações como pavimentação, pintura nas fachadas das casas e implantação de praças, parques, ambientes para ginástica e outros equipamentos que promovam a socialização e o bem-estar da população.

Na oficina, os participantes conheceram os impactos do programa nas cidades atendidas. Além disso, puderam propor soluções inovadoras e transversais para auxiliar na sua consolidação e replicabilidade e, também, na otimização dos investimentos dos cofres públicos.

“Ou a gente atua fomentando e dinamizando o território, ou a gente está fadado a ter ações que são potencializadas muito residualmente. Acredito que o Minha Cidade Linda traz uma oportunidade de atuação de um circuito em rede e isso pode ampliar as oportunidades, os instrumentos públicos e os recursos do próprio local”, afirmou a consultora do Instituto Pólis, Sandra Fae.

O secretário Executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, destacou alguns dos resultados já alcançados pelo programa. “O Minha Cidade Linda começou justamente com a identificação dos locais em que havia uma atuação importante das comunidades. Hoje, estamos trabalhando em 77 cidades e já concluímos as obras em outras seis, implantando infraestrutura nas vias que não estavam pavimentadas e nos passeios, além de instalar espaços de lazer. A previsão é que, em 60 dias, concluamos as ações em mais 26 municípios, explicou.

Potencialização do programa – Por meio do encontro, a equipe responsável pelo programa teve acesso a um estudo realizado pelo Instituto Pólis, que apresentou possibilidades de potencializá-lo a partir da incorporação de outras iniciativas que envolvam temas como geração de emprego e renda, educação, turismo, desenvolvimento da primeira infância, entre outros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo