Com essa medida, já são 18 reconhecimentos federais de situação de emergência relacionados à estiagem em Alagoas. Para requisitar os recursos disponibilizados pelo Governo Federal, as prefeituras devem utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de auxiliar as vítimas, os repasses podem ser utilizados na restauração de serviços essenciais e na reconstrução de infraestruturas ou moradias danificadas por desastres naturais.
A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados com base nas informações enviadas nos planos de trabalho pelos municípios. Após a aprovação, é publicada uma portaria no Diário Oficial da União com o montante a ser liberado para cada cidade afetada. Além disso, a Defesa Civil Nacional oferece cursos online para capacitar agentes municipais e estaduais no uso eficiente do S2iD, visando aprimorar a preparação e resposta em situações de emergência.
A situação de emergência por conta da estiagem representa um desafio para as autoridades locais e a população afetada. O apoio e os recursos do Governo Federal são essenciais para minimizar os impactos causados por essa adversidade climática e garantir o bem-estar das comunidades atingidas. A união de esforços entre os órgãos responsáveis e a capacitação dos agentes locais são fundamentais para enfrentar e superar esse cenário desafiador.