OBSERVATÓRIO UFAL: casos de Covid têm alta de 5% em Alagoas

No decorrer da semana, foram registrados 4.359 casos e 124 óbitos em Alagoas, que correspondem a um aumento de 5% de casos e redução de 2% de óbitos, com relação à semana anterior, segundo última atualização do Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Conforme o relatório, a 2ª Região Sanitária quase triplicou o número de casos confirmados, enquanto a 10ª foi a que apresentou a maior variação de óbitos. As maiores taxas de infecção por 100 mil habitantes foram registradas em Arapiraca (348), que tem 100% de seus leitos ocupados, e na 2ª Região Sanitária (196). Nos óbitos, fica na frente a 6ª RS (6,8) e, novamente, Arapiraca (6,5).

Alagoas encerrou a 22ª Semana Epidemiológica com todos os nove municípios que possuem leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 com ocupação acima de 80%, segundo levantamento do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC).  Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, Arapiraca, a segunda maior cidade do estado, registrou 100% de ocupação desses leitos disponibilizados pela rede pública para tratamento da COVID-19, no último sábado.

A ela se somam Penedo e São Miguel dos Campos, que também atingiram a saturação total dos leitos de terapia intensiva.  A ocupação média se encontrava em 91% em todo o estado neste sábado (05), acima da faixa de 80% onde se recomendam medidas de restrição de circulação para reduzir os números de infecção.

O número de casos suspeitos voltou a crescer no estado, tendo sido registrados no último sábado (05)17.978 casos em investigação, frente à 17.510 casos notificados no final da 21ª SE. Foram realizados 7.749 exames RT-PCR pelo Lacen no decorrer da 22ª semana, dos quais 43% apresentaram resultado positivo, um número alto e próximo do observado nos últimos meses.

Vacinação 

Houve uma queda de 25% no número de doses aplicadas na 22ª Semana Epidemiológica em Alagoas em comparação a semana anterior. Ao todo, aplicaram-se 69.580 doses, atingindo a marca de 1,03 milhão de aplicações, sendo 745 mil equivalentes à primeira dose e 287 mil à segunda. Assim, para vacinar toda a população adulta de Alagoas, de 2,2 milhões de pessoas, serão necessárias 3,37 milhões de doses.

Com as evidências observadas, os pesquisadores do Observatório salientam a importância da adoção das medidas de controle de circulação a fim de reduzir o número de infecções e evitar um colapso no sistema de saúde, que já se encontra em níveis críticos de ocupação. Alguns municípios do estado já chegaram no ponto de saturação das UTIs, e pacientes precisam se deslocar para cidades mais distantes em busca de tratamento.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo