OAB/AL inicia visitas a faculdades de Direito em Alagoas para avaliação de qualidade e possível concessão do Selo OAB Indica.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) está realizando um importante trabalho de fiscalização das faculdades de Direito do estado. Por meio da Comissão de Ensino Jurídico, a OAB/AL tem visitado as instituições para verificar se elas estão cumprindo as recomendações de qualidade para oferecer um ensino de excelência.

Um cronograma de visitas foi elaborado e está sendo executado primeiramente na capital, Maceió. No entanto, todas as 18 instituições de ensino superior que oferecem o curso de Direito em Alagoas serão avaliadas. Aquelas que atingirem a nota mínima de 7 receberão o Selo OAB Indica.

A presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Ingrid Dantas, explicou que as visitas foram definidas por sorteio. A primeira faculdade a receber os membros da OAB/AL foi a Unima – Afya (antiga Unit). Durante a visita, foram constatadas ótimas condições e comprometimento com o ensino jurídico. “O que encontramos por lá foi algo muito positivo do ponto de vista da formação dos nossos estudantes”, afirmou Ingrid.

Durante as avaliações, são observados critérios como acessibilidade, qualificação do corpo docente e acervo bibliotecário. Ingrid ressalta que a comissão verifica a documentação entregue pelas instituições e também realiza visitas presenciais para comprovar o que foi informado. “Nosso objetivo é confrontar os critérios estabelecidos no edital com a realidade encontrada nas faculdades”, pontua.

As pontuações obtidas pelas instituições serão utilizadas em uma fórmula criada pela OAB/AL para determinar as notas finais. Somente as faculdades que alcançarem a nota mínima receberão o Selo OAB Indica. Essa certificação foi criada como forma de estimular as instituições de ensino a investirem no curso de Direito, tanto em relação ao método de ensino quanto à estrutura disponibilizada aos alunos.

A previsão é que a entrega do Selo OAB Indica ocorra no final do primeiro semestre de 2024, em data ainda a ser definida. A OAB/AL está empenhada em garantir que os estudantes de Direito de Alagoas tenham acesso a um ensino de qualidade e que estejam devidamente preparados para atuar na área jurídica.

É importante destacar o trabalho realizado pela Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL em parceria com as faculdades de Direito do estado. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Ordem em garantir a qualidade da formação dos futuros advogados e contribuir para o aprimoramento do ensino jurídico em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo