O papel das emoções na sociedade de consumo é tema de café científico em Maceió

Mesa-redonda sobre Medo e Consumo acontece no sábado (7/10), às 15h, com entrada gratuita

O IV Café Intercom Unit abre espaço para algumas reflexões sobre o papel das emoções na sociedade de consumo. Nesta edição do evento, que faz parte da programação da VIII Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2017, um grupo de pesquisadores vai debater o tema “Medo e Consumo: desejo, vigilância e arquitetura da desigualdade”. A mesa-redonda acontece no dia 7 de outubro (sábado), das 15h às 17h, na sala Tamarindo, no Centro de Convenções de Maceió, localizado em Jaraguá. O evento é aberto ao público e a reserva pode ser feita pelo endereço eletrônico https://www.doity.com.br/cafeintercomunit.

Formada pelos pesquisadores Danielle Cândido, Leonardo Fireman e Izabela Domingues, a mesa-redonda do IV Café é um convite para repensar a Comunicação a partir de questões muito presentes no cotidiano das pessoas. Um dessas inquietações vai ser abordada pela pesquisadora Danielle Cândido, idealizadora do Café Intercom Unit. “Queremos saber por que as pessoas passam a desejar o que não necessitam por temor de perder dinheiro, poder e prazer”, questiona Cândido, entendendo que esse medo é utilizado pelo mercado para fazer com que as pessoas consumam o que não precisam.

A situação dos loteamentos fechados diante do medo da violência é outro ponto alto da conversa que vai ser conduzida pelo pesquisador Leonardo Fireman. Segundo ele, o atual cenário leva à desigualdade na arquitetura das cidades e também na sociedade e isso requer uma reflexão sobre as relações de poder por meio dessas estruturas.Fireman explica que “o medo virtual, intensificado pela mídia, mexe diretamente com o medo imaginário, modificando a maneira como a cidade será construída e como será o relacionamento interpessoal”.

Outro tema importante, abordado pela pesquisadora Izabela Domingues, é como esse temor está sendo utilizado pela publicidade para orientar as pessoas para o consumo. “Uma das funções ontológicas da publicidade talvez seja controlar os sujeitos e seus processos de subjetivação”, ressalta Domingues. Isso porque a nova linguagem publicitária se apresenta “sempre pronta para observar, controlar e envolver os sujeitos que, normalmente, não sabem que estão sendo vigiados e seguidos”, através de suas pegadas digitais, no novo e crescente mercado do comportamento da sociedade de controle.

Café Intercom Unit – O evento é um programa inteligente que proporciona a oportunidade de diálogo entre pesquisadores e sociedade sobre assuntos específicos da Comunicação. É uma promoção da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom. Em Maceió, é idealizado pela professora e pesquisadora Danielle Cândido, sócia da Intercom, e organizado pelo Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes – UNIT.

Sobre os convidados
Danielle Cândido – É jornalista, especialista em Comunicação Empresarial. Mestre em Linguística pela UFAL e autora do livro “Medo e suas vias de consumo” (Appris, 2017). É professora dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, em Maceió, e pesquisadora do Grupo de Estudo em Análise do Discurso (UFAL/CNPq). É sócia da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e da ABP2 – Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade, e desenvolve atividades de consultoria em Comunicação.

Leonardo Fireman – É publicitário, especialista em Comunicação Empresarial. Mestre e Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UFAL. É professor do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, em Maceió, e integrante do grupo de pesquisa Representações do Lugar vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFAL).

Izabela Domingues – É publicitária, vencedora dos principais prêmios da publicidade brasileira, como Profissionais do Ano, About Voto Popular, ANJ e Asserpe. Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UFPE e autora do livro “Terrorismo de Marca: publicidade, discurso e consumerismo político na rede” (Confraria do Vento, 2013) e “Publicidade de Controle: consumo, cibernética, vigilância e poder” (Sulina, 2016). É professora dos cursos de Comunicação e Design do Centro Acadêmico do Agreste e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, e consultora nas áreas de Comunicação e Consumo.

Lançamento de livros
A 4ª edição do Café Intercom Unit vai ter espaço para o lançamento de livros dos convidados. Às 18h, após a mesa-redonda, os autores estarão na Praça de Autógrafos Paraísos de Papel, ambiente montado na VIII Bienal Internacional do Livro de Alagoas, para autografar as obras “Medo e suas vias de consumo” (Appris, 2017), da pesquisadora alagoana Danielle Cândido, e “Publicidade de Controle: consumo, cibernética, vigilância e poder” (Sulina, 2016), da pesquisadora pernambucana Izabela Domingues.

Assessoria

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo