O Ministro Carlos Fávaro promoveu uma reunião abrangente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), envolvendo diversos setores.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou nesta terça-feira (29) uma reunião com representantes de diversos setores do agronegócio brasileiro. O encontro teve como objetivo principal proporcionar um espaço para que todos pudessem apresentar suas demandas e buscar soluções conjuntas.

Essa foi a segunda reunião do tipo realizada este ano e faz parte da estratégia do ministério de fortalecer a interação entre os diferentes segmentos do agronegócio. Segundo o ministro, o objetivo é alcançar uma maior sintonia e ser mais propositivo. Durante a reunião, foi destacada a importância das parcerias comerciais com outros países para todos os setores, incluindo aqueles que ainda não exportam diretamente para mercados internacionais.

Representantes de mais de 20 entidades estiveram presentes no encontro, que foi realizado na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília. Dentre as entidades presentes estavam a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira dos Exportadores de Gado (ABEG) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB), entre outras.

Durante a reunião, foram discutidos temas como rastreabilidade e as peculiaridades de cada região do país para a implementação do sistema nos diferentes setores. O Mapa está desenvolvendo uma plataforma de regularização para compilar essas informações e reconhecer o trabalho dos produtores que investem no sistema.

O ministro ressaltou ainda os resultados positivos obtidos pelo país no que diz respeito às exportações, citando que 41 mercados foram abertos para a exportação de produtos da agropecuária em oito meses de gestão. Ele também destacou a importância de ouvir as demandas dos clientes, das entidades do setor, para identificar as fragilidades do Ministério e buscar soluções efetivas.

Esta reunião segue o modelo adotado no primeiro encontro, que ocorreu em abril deste ano. Na ocasião, diversas demandas foram resolvidas e encaminhadas de acordo com as necessidades apresentadas pelas entidades.

A reunião contou com a presença de secretários e assessores do ministério, mostrando o empenho e a importância que o governo dá ao setor do agronegócio. O ministro destacou a necessidade de atendimento personalizado a cada setor e elogiou a participação ativa das entidades, que contribuem para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao setor.

Em resumo, a reunião foi um importante espaço de discussão e troca de experiências para os representantes do agronegócio brasileiro. Através dela, foi possível identificar demandas comuns e buscar soluções efetivas para fortalecer o setor e ampliar as oportunidades de exportação. O ministério se mostrou comprometido em ouvir as demandas do setor e trabalhar em parceria com as entidades para melhor atender às necessidades do agronegócio brasileiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo