No lançamento do documentário “Eu Sou o SUS”, Cosems-AL apresenta retrospectiva da Covid-19 em emocionantes 25 minutos.

A importância da construção da memória viva do Sistema Único de Saúde (SUS) será destacada hoje (28), no lançamento do documentário “Eu Sou o SUS”. O evento, que acontecerá às 19h no Cine Arte Pajuçara, em Maceió, vai mostrar o trabalho do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) na interlocução desse processo.

A iniciativa partiu do presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, que se inspirou na quantidade de imagens captadas pelo jornalista Rick Carvalho durante a pandemia de Covid-19 nos municípios alagoanos. Segundo Rodrigo, é fundamental deixar registrado para as futuras gerações a atuação, os desafios e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde durante o momento mais crítico da pandemia.

O objetivo do documentário é contar a história desses momentos difíceis, ressaltando o papel do SUS, muitas vezes incompreendido, mas que mostrou sua dimensão positiva ao se reinventar. A equipe do Cosems-AL foi responsável por colher depoimentos atuais e antigos, capturando discursos emocionantes de sobreviventes, profissionais da saúde e autoridades sanitárias que trabalharam incansavelmente em prol da saúde pública.

O documentário, dividido em quatro episódios, conta com mais de 80 gravações realizadas entre março de 2020 e maio de 2023, abordando o avanço da pandemia em Alagoas e no mundo. A intenção é apresentar o impacto da doença na vida das pessoas e as estratégias adotadas para enfrentá-la.

Além do lançamento do documentário, será divulgado também o Portfólio do Cosems-AL Gestão 2023-2025. Essa iniciativa tem como objetivo apresentar as metas e projetos da instituição para os próximos anos, reforçando seu compromisso com a melhoria da saúde pública em Alagoas.

A expectativa para o evento é grande, pois será uma oportunidade de refletir sobre os desafios enfrentados durante a pandemia e valorizar o trabalho dos profissionais de saúde. Com o documentário “Eu Sou o SUS”, o Cosems-AL busca eternizar as memórias do enfrentamento da pandemia e destacar a importância do sistema público de saúde na vida das pessoas.

Portanto, o lançamento do documentário promete ser um momento importante para relembrar os momentos difíceis enfrentados e enaltecer a atuação do SUS. Através das histórias compartilhadas, será possível compreender como a solidariedade e o trabalho coletivo foram fundamentais para enfrentar a pandemia. Que essas memórias inspirem e fortaleçam as futuras gerações no cuidado com a saúde pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo