Na história do Festival de Toronto, Carolina Markowicz faz história ao se tornar a primeira cineasta brasileira a receber o prêmio de ‘talento emergente’.

A cineasta paulista Carolina Markowicz, diretora do aclamado filme “Carvão”, está prestes a fazer história. Aos 40 anos, ela será a primeira brasileira a receber o prêmio Tribute Awards no renomado Festival de Cinema de Toronto. Carolina foi escolhida na categoria talento emergente e irá receber o troféu no dia 10 de setembro, durante uma cerimônia de gala que também homenageará grandes nomes como Pedro Almodóvar e Spike Lee.

Nos anos anteriores, o prêmio foi concedido a artistas consagrados como Anthony Hopkins, Brendan Fraser, Jessica Chastain e Joaquin Phoenix. Porém, Carolina terá a honra de ser reconhecida como uma das grandes promessas do cinema atual. Além disso, ela também irá estrear seu novo longa-metragem, intitulado “Pedágio”, durante o festival.

Emocionada com a notícia, a cineasta expressou sua gratidão: “É com imensa honra que recebi essa notícia incrível. O festival faz parte da minha história desde 2014, e agora, nesse sexto ano em que tenho a alegria de voltar a Toronto com meu segundo longa, esse prêmio me comove imensamente”.

Cameron Bailey, CEO do festival, elogiou Carolina como uma das diretoras mais corajosas de sua geração e destacou que ela tem um futuro promissor pela frente. Além disso, o filme “Pedágio” será avaliado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para representar o Brasil na categoria de filme internacional do Oscar. O longa-metragem também será exibido no Festival de San Sebastián, na Espanha.

“Pedágio”, produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria, coproduzido pela Globo Filmes e Paramount Pictures e distribuído pela Paris Filmes, aborda a história de uma atendente de pedágio que comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a suposta “doença” de seu filho, que é homossexual. O filme retrata a opressão e violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+, evidenciando as incoerências e atrocidades promovidas por alguns setores da sociedade.

Carolina descreve “Pedágio” como um drama permeado por humor ácido e revela que o projeto participou de diversos laboratórios de apoio ao desenvolvimento audiovisual, como o Tribeca All Access, Torino Film Lab e Berlinale Coproduction Market.

Essa importante premiação no Festival de Cinema de Toronto coloca Carolina Markowicz como uma das grandes promessas do cinema brasileiro. Sua criatividade e coragem ao abordar temas sensíveis como a violência contra a população LGBTQIA+ têm conquistado o reconhecimento e admiração do público e da crítica especializada. Certamente, o futuro reserva ainda mais sucesso e realizações para essa talentosa cineasta brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo