As peças publicitárias têm como foco informar a população sobre o trabalho de monitoramento do Governo Federal e alertar especialmente aqueles que frequentam regiões litorâneas a evitarem o contato direto com aves silvestres e mamíferos marinhos doentes ou mortos.
Além da Secom e do Mapa, a iniciativa conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério do Turismo (MTur), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A campanha também destaca o trabalho conjunto realizado para a proteção do país da gripe aviária, incluindo os papéis desempenhados pelo Serviço Veterinário Oficial, pelos agentes do Ibama e do ICMBio, que atuam para a promoção da saúde animal e para a proteção da biodiversidade brasileira.
Com a assinatura “Cuidar é da nossa natureza”, a campanha convida a população a se engajar e aderir às medidas preventivas, contribuindo para a identificação precoce de focos e a prevenção da circulação do vírus entre diferentes espécies de aves.
Além de comerciais veiculados na televisão, a campanha também terá presença nas redes sociais, com um filme destinado aos veterinários e autoridades sanitárias, além de outros conteúdos informativos para a população em geral. O plano de mídia inclui a veiculação de peças em diversos meios, como OOH, mídia digital, spots de rádio e anúncios em revistas e jornais.
Portanto, a iniciativa busca ampliar o alcance das informações sobre a gripe aviária e conscientizar a população sobre a importância das medidas de prevenção para a proteção da saúde animal e da biodiversidade brasileira.