MUNICIPIOS – Presidente do Cosems-AL destaca importância do financiamento para sustentabilidade do SUS em Congresso de Saúde de Pernambuco.

Na noite de ontem, durante a abertura do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Buarque, enfatizou a importância do financiamento para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele ressaltou que o avanço e a solidez do SUS requerem ações desafiadoras por parte dos secretários e técnicos municipais de Saúde em todo o país.

Rodrigo Buarque compareceu ao evento ao lado de parte de sua equipe técnica e destacou a satisfação em participar do Congresso de Cosems-PE, informando que o mesmo proporciona discussões enriquecedoras, troca de ideias e estratégias que contribuem para o avanço não apenas dos Cosems do Nordeste, mas de todo o Brasil. O presidente do Cosems-PE, Artur Belarmino, foi elogiado por trazer para o interior do estado o Samu Compartilhado, valorizando os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente da assistência.

Durante o evento, foi ressaltada a importância das Mostras Aqui Tem SUS estaduais, que apresentam experiências inovadoras dos profissionais que operam o sistema de saúde pública. Rodrigo destacou que essas iniciativas contribuem para a sustentabilidade do SUS, estimulando os profissionais a reinventarem suas práticas, mesmo diante de recursos limitados.

Além disso, o presidente do Cosems-AL aproveitou a oportunidade para convidar o presidente do Cosems-PE e os demais participantes do Congresso para o 8º Congresso do Cosems-AL, que acontecerá em Maceió no período de 2 a 4 de junho. O evento em Petrolina abordou temas como gestão municipal de saúde, qualificação da Atenção Primária e Regionalização.

A participação de Rodrigo Buarque e sua equipe no Congresso de Cosems-PE ressaltou a importância do diálogo e da troca de experiências para o fortalecimento do SUS em todo o país. A expectativa é que esses eventos contribuam para a melhoria dos serviços de saúde e para o avanço das políticas públicas voltadas para o setor.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo