MUNICIPIOS – Ministério da Cultura lança Guia Prático de Execução Orçamentária da Política Nacional Aldir Blanc para Gestores Públicos de Cultura

Ministério da Cultura produz Guia Prático de Adequação Orçamentária para execução da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) disponibilizou um Guia Prático de Adequação Orçamentária com o intuito de orientar gestoras e gestores públicos de cultura sobre a execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O documento tem como objetivo auxiliar estados e municípios na implementação e gestão da Política, fornecendo instruções gerais e modelos de instrumentos jurídicos para que os entes possam realizar a adequação da sua Lei Orçamentária Anual (LOA) de forma ágil.

Segundo Cristian Lima, Coordenador Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade do MinC, o Guia traz informações de caráter geral para a adequação orçamentária, porém ressalta que os procedimentos e classificações devem observar as legislações locais, e os agentes públicos devem procurar a Tesouraria ou Secretaria de Fazenda de cada ente para garantir a conformidade com as normas específicas de cada local.

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, instituída pela Lei nº 14.399, tem como destinatários os trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais. Até 2027, serão destinados aos estados, Distrito Federal e municípios R$ 3 bilhões em parcela única, que serão executados de forma descentralizada, mediante transferências da União.

Para executar os recursos da PNAB, as gestoras e os gestores de cultura devem realizar, em alguns casos, a adequação orçamentária. O Guia disponibilizado pelo MinC oferece orientações sobre o procedimento, incluindo cenários em que o município já tem dotação orçamentária abrangente para fomento direto, bem como casos em que será necessário realizar uma adequação para suplementar o valor.

É importante ressaltar que o Ministério da Cultura está realizando os pagamentos da PNAB, entretanto, os municípios não estão impedidos de realizar a adequação orçamentária enquanto aguardam o recebimento do recurso. O Guia Prático de Adequação Orçamentária da PNAB está disponível na íntegra no site do Ministério da Cultura, oferecendo um suporte fundamental para que gestoras e gestores de cultura possam implementar e gerir os recursos destinados à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo