MUNICIPIOS – Conta GOV.BR simplifica preenchimento da Declaração de Imposto de Renda 2024 automaticamente. Ganhe tempo e evite erros no processo!

Os usuários da conta GOV.BR têm uma facilidade a mais na hora de preencher a Declaração de Imposto de Renda deste ano. A opção pela declaração pré-preenchida possibilita que diversos campos sejam automaticamente completados pelo sistema, como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais importados das declarações anteriores, carnê-leão e outras fontes.

Segundo o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas, esta opção oferece aos contribuintes a chance de diminuir os erros na declaração, bem como ganhar tempo, já que as informações necessárias já estão disponíveis no banco de dados da Receita Federal.

Para acessar a declaração pré-preenchida da Receita Federal, os usuários precisam ter uma conta prata ou ouro no GOV.BR. Em 2022, 41,7% dos declarantes possuíam conta nesses níveis, número que subiu para 68,6% em 2023 e alcançou 75,2% em 2024. O secretário Rogério Mascarenhas destaca que a maioria dos contribuintes pode se beneficiar dessa facilidade.

A adesão à plataforma GOV.BR tem crescido significativamente, com mais de 152 milhões de brasileiros utilizando mais de 4,2 mil serviços digitais disponíveis. Entre os serviços oferecidos na plataforma estão a prova de vida, abertura de empresas, Meu SUS Digital, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial e documentos militares, entre outros.

O cadastro no GOV.BR é simples e pode ser feito através do aplicativo disponível para download. Os usuários podem subir de nível na plataforma através de validações de dados como biometria facial com a CNH, login pelo banco ou reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Portanto, a utilização da conta GOV.BR traz vantagens significativas para os contribuintes na época da Declaração de Imposto de Renda, facilitando o preenchimento e garantindo agilidade no processo. É importante ressaltar que a declaração deve ser entregue de 15 de março a 31 de maio.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo