Morte por dengue em São Paulo: número de casos cresce e governo cria centro de emergência para combater a doença.

Neste ano, a capital paulista teve sua primeira morte por dengue confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. As estatísticas mostram que o número de vítimas da doença em todo o estado chega a seis. Os registros foram feitos em Pindamonhangaba (2); Bauru (1); Bebedouro (1); Guarulhos (1); e São Paulo (1).

Além disso, o estado já confirmou mais de 34 mil casos de dengue, com mais de 31 mil casos em investigação, de acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde.

Diante desse cenário, o governo do estado de São Paulo se viu obrigado a criar um Centro de Operações de Emergências (COE) para arbovirososes urbanas, com foco especial nos cuidados com a dengue, devido ao crescimento significativo de diagnósticos em todo o país e ao avanço dos casos em São Paulo. Além disso, foi estabelecido um painel digital para o monitoramento de casos suspeitos e confirmados da doença em todo o estado.

O Brasil registrou mais que o triplo de casos de dengue nas primeiras quatro semanas de 2024 do que no mesmo período em 2023. Com o aumento de casos da doença, é fundamental conhecer os sintomas e entender como se prevenir. Os sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça e manchas pelo corpo.

Os sintomas principais da dengue são: febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A doença é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da febre amarela, da Chikungunya e da zika.

A contaminação ocorre quando um mosquito que se alimenta do sangue de uma pessoa com dengue é infectado pelo vírus e, então, transmite a doença ao picar outro ser humano. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por fontes de água ou alimento. No entanto, já houve relatos de transmissão vertical de mãe para filho durante a gravidez.

O aumento do número de casos de dengue no estado de São Paulo e em todo o Brasil é um alerta para a importância da prevenção e do controle do mosquito Aedes aegypti. As autoridades de saúde estão em estado de alerta para evitar uma epidemia da doença, e a população deve estar atenta aos sinais e sintomas, bem como adotar medidas de proteção contra as picadas do mosquito transmissor.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo