Morre Roger Kastel, o artista por trás do icônico pôster do filme “Tubarão” aos 92 anos.

Com a morte de Roger Kastel, aos 92 anos, no dia 8 de novembro, no condado de Worcester, Massachusetts, o mundo perdeu um artista cuja contribuição para a cultura pop moderna permanecerá viva por muito tempo. Kastel ficou conhecido pela sua icônica pintura do pôster de “Tubarão”, que retrata um tubarão ameaçador com dentes à mostra aparecendo abaixo de uma nadadora despreocupada em uma praia. Sua contribuição para a divulgação do livro de Peter Benchley, lançado em 1974, e do filme homônimo dirigido por Steven Spielberg em 1975 foi essencial.

A famosa pintura, que se tornou um símbolo da cultura pop, foi encomendada para corrigir a capa da edição em brochura do romance, que apresentava um design pouco convincente. Após a melhoria da capa, o livro se tornou um best-seller e o filme foi um grande sucesso de bilheteria, estrelado por Roy Scheider, Richard Dreyfuss e Robert Shaw. A icônica imagem criada por Kastel também foi amplamente usada para fins de merchandising, apesar de o artista alegar que não recebeu o devido reconhecimento da Universal Studios, responsável pela produção do filme.

Além do pôster de “Tubarão”, Kastel foi responsável por outras obras marcantes, incluindo o pôster da sequência de “Guerra nas Estrelas”, intitulada “O Império Contra-Ataca”, lançada em 1980. Sua versatilidade e talento como ilustrador o levaram a trabalhar em projetos de ficção científica e a se consolidar como um dos artistas mais importantes de sua geração.

Roger Kastel nasceu em White Plains, NY, e desde cedo demonstrou talento para o desenho. Sua carreira como ilustrador se iniciou nos anos 1960 e, desde então, ele produziu aproximadamente 1.000 ilustrações, incluindo capas de livros e pôsteres de filmes. Infelizmente, a pintura original do pôster de “Tubarão” desapareceu em 1976, após ser exibida na Sociedade Histórica de Nova York, mas seu legado continua vivo através de reproduções e paródias.

A contribuição de Roger Kastel para a cultura pop e a indústria do entretenimento será lembrada por gerações. Seu talento e criatividade permanecerão como parte essencial da história do cinema e da literatura pop. A sua esposa, filhos, netos e bisneto sobreviveram a ele e, com certeza, carregarão o legado desse grande artista para as futuras gerações.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo