Moradores da Fazenda Santo Antônio e Grota da Moenda terão acesso seguro após obras de contenção e reestruturação realizadas pela Prefeitura de Maceió

A Fazenda Santo Antônio, localizada na região da Ladeira da Moenda, passou por um longo processo de degradação ao longo dos anos. O desmatamento, acúmulo de lixo, esgoto e assoreamento do riacho resultaram em uma erosão que colocou em risco as casas dos moradores, incluindo a de Maria José da Conceição, uma das moradoras mais antigas da região.

Durante as fortes chuvas do ano passado, a barreira cedeu e o acesso à comunidade ficou praticamente destruído. Os moradores tiveram que improvisar uma ponte para se locomoverem. No entanto, Maria José, que tem problemas de mobilidade, ficou confinada em sua casa.

A situação só começou a mudar quando a equipe técnica do programa Brota na Grota identificou a problemática e acionou a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Uma obra de contenção nas margens do riacho foi iniciada e está prestes a ser concluída.

Com a nova estrutura de acesso, mais segura e ampla, a realidade dos moradores começou a se transformar. Agora, eles têm a possibilidade de passar até mesmo veículos pelo local. Maria José, aliviada, comemora a conquista e destaca a importância da obra para a comunidade.

Outro morador, Henrique Caraíba da Silva, que ajuda Maria José a se locomover, expressa sua gratidão pelo trabalho realizado pela Prefeitura. Ele afirma que antes os políticos só apareciam durante as eleições, mas agora a administração municipal olha para a comunidade.

Segundo Samuel Santos, assessor técnico de políticas sociais da Secretaria de Governo, o programa Brota na Grota tem sido fundamental para identificar situações de risco e falta de acessibilidade nas grotas de Maceió. A obra na comunidade Santo Antônio foi realizada em regime de urgência, devido à necessidade de intervenção.

A contenção terá 83 metros de extensão e 4,5 metros de altura, evitando o desabamento das casas. As demais residências puderam permanecer no local graças à obra, que garantiu a segurança dos moradores. A previsão é que a conclusão ocorra nos próximos 10 dias.

Além disso, a gestão municipal está empenhada em melhorar a acessibilidade das comunidades periféricas, especialmente as grotas. Uma outra obra em andamento é a reestruturação de uma escadaria que liga a Grota da Moenda à Pitanguinha e à via principal do Feitosa.

Anteriormente, os degraus estavam destruídos, impedindo as pessoas de transitar no local. Agora, com o conserto em andamento, a moradora Valdete Trindade da Silva afirma ter lutado muito por essa conquista. A sensação agora é de paz, com a certeza de que Deus ouviu as orações e o prefeito se comoveu com a situação da comunidade.

Samuel Santos explica que a escadaria, com aproximadamente 70 metros de extensão, passará por uma reestruturação completa, com instalação de corrimão e melhorias na drenagem. A previsão é que a obra seja concluída no mês de setembro.

Portanto, a Prefeitura de Maceió está empenhada em promover a inclusão social e garantir a segurança dos moradores das comunidades periféricas. As obras de contenção na Fazenda Santo Antônio e a reestruturação da escadaria na Grota da Moenda são exemplos das ações realizadas para melhorar a vida dessas comunidades em situação de vulnerabilidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo