Missa de Natal em Belém tem baixa presença de fiéis e incertezas devido à guerra entre Israel e o Hamas.

Neste dia 25 de dezembro, milhões de cristãos ao redor do mundo comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Fiéis participaram da Missa de Natal à meia-noite na Igreja da Natividade, em Belém, na Cisjordânia, tradicionalmente reconhecida como o local de nascimento de Jesus, de acordo com a tradição cristã.

Apesar da importância histórica e simbólica do local, a cidade de Belém estava vazia devido à guerra entre Israel e o Hamas, que acontece a poucos quilômetros de distância, em Gaza. Como resultado, a montagem da tradicional árvore gigante da cidade foi cancelada, e famílias cristãs palestinas expressaram sentir a tristeza deste Natal em meio ao conflito.

Em sua tradicional mensagem de Natal, o Papa Francisco destacou as crianças que morrem nas guerras, incluindo as de Gaza, como “os pequenos cristos da atualidade”, criticando os ataques que matam civis, tanto por parte de Israel quanto dos ataques terroristas do Hamas. Além disso, o Papa condenou a indústria armamentista e pediu o fim dos conflitos em países como Ucrânia, Síria, Iêmen, Líbano, Armênia e Azerbaijão.

O clima de tristeza e preocupação com os conflitos mundiais marcou as celebrações de Natal deste ano para muitos cristãos, que lamentaram a realidade das guerras e da violência em diversas regiões do planeta. Mesmo diante das dificuldades, a data continua sendo um momento de renovação da esperança e da fé para os fiéis ao redor do mundo, que buscam celebrar o nascimento de Cristo em meio a tantas adversidades.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo