Ministro do STF vota pela condenação de casal a 17 anos de prisão por ataques antidemocráticos no 8 de janeiro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) está em foco nesta semana devido ao voto do ministro Alexandre de Moraes pela condenação de um casal a 17 anos de prisão pelos ataques antidemocráticos do 8 de janeiro. Alessandra Faria Rondon e Joelton Gusmão de Oliveira são acusados de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do Patrimônio e associação criminosa armada. Os demais magistrados da Corte devem dar seu parecer até dia 20 de fevereiro.

Moradores de Vitória da Conquista, no interior da Bahia, o casal foi preso em flagrante no dia 8 de janeiro. Joelton, no entanto, foi liberado da prisão em novembro passado, logo após a morte de Cleriston Pereira da Cunha no Complexo Penitenciário da Papuda, e agora está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.

Segundo as informações do processo, no dia dos ataques, o casal adentrou o Senado Federal, e Alessandra chegou a discursar enquanto sentava na cadeira que à época pertencia ao ministro da Agricultura Carlos Fávaro, a quem chamou de “traidor da pátria”. Joelton, por sua vez, gravou vídeos dentro do Congresso Nacional em que dizia frases como “é assim que se toma o poder”, além de integrar um coro de “todo poder emana do povo”.

A defesa de Joelton refutou as acusações, alegando que o casal não teria tido uma tentativa de golpe de estado, e que a ação seria impossível de ser executada, uma vez que ninguém estava nos locais onde ocorreram danos aos três poderes.

Além disso, o início do mandato do influenciador ‘Poderosíssimo Ninja’ tem chamado atenção, com a promessa de promover o esporte como meta principal de sua gestão. Enquanto isso, críticas e polêmicas têm se destaco com o chamado ‘Prefeito Tik Tok’, com a oposição criticando os gastos e a atuação do político João Campos.

A decisão do STF sobre o caso do casal e os desdobramentos políticos e sociais das gestões municipal e influenciador prometem continuar sendo temas de destaque nos próximos dias.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo