Por que a licitação do transporte público foi realizada?
O principal objetivo do lançamento da licitação foi de regular o transporte público de Maceió de modo a melhorar a qualidade dos serviços, atendendo as necessidades de mobilidade e transporte da população. A última outorga foi concedida em 1999. As empresas terão metas a cumprir para assegurar a qualidade do serviço.
O que muda com a licitação do transporte público?
O sistema será redimensionado, com criação de novas linhas; renovação da frota com pelo menos 20% de carros zero quilômetro; 100% de acessibilidade e implantação da integração temporal, que permite a troca de ônibus sem pagamento de nova tarifa no trajeto de uma hora e meia, feito na mesma direção, em qualquer ponto de ônibus.
As empresas terão a concessão para funcionar em quatro lotes assim divididos:
– Lote 100 (bairro da Serraria e adjacências) pela Viação Cidade de Maceió;
– Lote 200 (bairro de Fernão Velho e adjacências) pela Viação São Francisco;
– Lote 300 (bairro do Trapiche da Barra e adjacências) pela Viação Veleiro;
– Lote 400 (bairro do Benedito Bentes e adjacências) pela Viação Real Alagoas.
A transição dos lotes acontece a partir do dia 09 de janeiro. CLIQUE AQUI e confira a relação de linhas por lote (empresas).
O que é o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM)?
Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) é a operacionalização do novo sistema que consiste na implantação da integração temporal entre as mesmas empresas. Somente com o cartão eletrônico é que os passageiros poderão fazer mais de um embarque pagando somente uma passagem no intervalo de uma hora e meia.
O cartão eletrônico pode ser adquirido gratuitamente nos postos da Transpal, que está localizada na Avenida Buarque de Macedo, 549 A, Centro, e em postos volantes montados semanalmente nos terminais e bairros da cidade.
CLIQUE AQUI e veja a lista das lojas de conveniência para a venda de créditos de passagem no seu bairro.
Quando começarão as mudanças?
A primeira fase da implantação das melhorias previstas do edital de licitação do transporte público tem início em janeiro de 2016, com a implantação do SIMM. Nesta primeira fase, também terão início a padronização da frota com nova identidade visual, atendimento à legislação de acessibilidade com disponibilidade de dois lugares para cadeirantes nos 50 novos ônibus e manutenção dos terminais pelas empresas.
Janeiro: integração temporal parcial em fase de teste, início da manutenção dos terminais pelas empresas, transferência de todas as linhas para cada lote e nova tarifa.
A partir de 25/01, a Integração Temporal será implantada em fase de teste na cidade. As linhas de ônibus oferecerão o sistema de forma gradativa. Clique e confira as linhas:
Observação: pagamento da passagem com a diferença do valor a partir do segundo embarque nos seguintes locais inicialmente:
- Graciliano Ramos – Início de operação em 09/01/2016;
- Benedito Bentes – Início de operação em 30/01/2016;
- Eustáquio Gomes – Início de operação em 13/02/2016.
Fevereiro e março: transição dos funcionários, integração total do sistema e início da padronização da frota com previsão para término em agosto;
A segunda fase da licitação será finalizada até o final de outubro de 2016 com a reorganização das linhas de ônibus atendendo principalmente aos conjuntos habitacionais construídos recentemente. A última fase compreende a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) nas avenidas Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima. Nesta última etapa, parte dos ônibus coletivos passam a ser alimentadores entre os bairros e as estações de embarque do VLT.
Como será a nova identidade visual dos ônibus?
Até o final do ano, os ônibus vão ter a cor de cada lote, que são azul, vermelho, amarelo e verde.
Lote 100 (bairro da Serraria e adjacências) pela Viação Cidade de Maceió:
Lote 200 (bairro de Fernão Velho e adjacências) pela Viação São Francisco:
Lote 300 (bairro do Trapiche da Barra adjacências) pela Viação Veleiro:
Lote 400 (bairro do Benedito Bentes e adjacências) pela Viação Real Alagoas:
Ascom/SMTT