MDB planeja filiar ex-governadora Rosinha Garotinho para concorrer à prefeitura de São João da Barra nas próximas eleições municipais.

O MDB busca ampliar seu número de prefeituras em cidades fluminenses e está mirando a ex-governadora Rosinha Garotinho para concorrer à prefeitura de São João da Barra nas eleições de outubro. O movimento é coordenado por Washington Reis, presidente estadual do partido, e tem como objetivo trazer de volta à arena política a ex-chefe do Executivo, que está há anos sem ocupar cargo político. A filiação de Rosinha Garotinho deve ocorrer na próxima semana, e em março será organizado um evento maior na cidade para oficializar a candidatura.

O anúncio oficial foi feito durante a convenção para eleger o novo diretório do MDB no Rio, realizada nesta quinta-feira. Washington Reis já conversou com Rosinha, que teria concordado com a candidatura em uma cidade vizinha a Campos dos Goytacazes, reduto político da família Garotinho. Atualmente, São João da Barra é comandada por seu filho, Wladimir Garotinho (PSD), em uma chapa que tem um quadro do MDB, Frederico Paes, como vice.

Apesar da intenção de filiar Rosinha mirando a candidatura nas eleições deste ano, a ex-governadora já enfrentou uma série de condenações na Justiça Eleitoral por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Em 2019, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a condenação da ex-prefeita, que ficou inelegível por oito anos a contar de 2016, o que a impede de concorrer a cargos elegíveis até 2024. As penalidades foram aplicadas por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação nas eleições de 2012. Rosinha também enfrentou duas condenações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) por abuso de poder econômico por uso indevido de meios de comunicação nas eleições de 2008.

Durante o evento que elegeu Washington Reis, Leonardo Picciani e Otoni de Paula para a presidência estadual do MDB, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores também se filiaram. O encontro marcou a migração de Alexandre Serfiotis, antes do PSD, para o MDB, além da vice-prefeita de Cachoeiras de Macacu, Patrícia Coelho, e vereadores de várias cidades do estado. A movimentação do MDB no cenário político fluminense promete agitar as eleições municipais deste ano.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo