Maurício Quintella comemora progresso em mais uma etapa na dragagem do Porto de Maceió

Após prazo de apresentação de recursos, empresa vencedora da licitação está apta para a assinatura do contrato

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil avançou mais uma etapa na contratação da dragagem de aprofundamento do Porto de Maceió, em Alagoas. Após a abertura das propostas, a empresa Triunfo Participações e Investimentos venceu a licitação em regime diferenciado de contratações (RDC) por R$ 30,8 milhões (deságio de 14,5%).

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, comemorou o progresso na licitação, já que há quase vinte anos o Porto de Maceió não recebe investimentos em dragagem. “O aumento de calado e profundidade vão permitir que navios de grande porte acessem o porto, com isso ele volta a ser competitivo em comparação aos outros portos brasileiros” afirmou Quintella.

Após o prazo do edital para interposição de recursos, a empresa está habilitada para assinar o contrato, que prevê os serviços de aprofundamento do Porto, incluindo o canal de acesso, a bacia de evolução e berços. A conclusão da obra está prevista para o 1º semestre de 2018.

O contrato prevê a retirada de mais de um milhão e cem mil metros cúbicos de sedimentos, o que possibilitará ao porto receber navios maiores, proporcionando redução de custos (frete) e maior segurança e rapidez das operações. Espera-se assim um aumento de 20 a 30% na movimentação portuária. Até maio de 2017, o Porto de Maceió já movimentou um milhão de toneladas (68% em exportações e 32% em importações).

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo