Marx Beltrão exige cumprimento de prazo na divulgação de laudo da CPRM sobre o Pinheiro

O coordenador da bancada alagoana em Brasília, deputado federal Marx Beltrão (PSD), fez um pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados afirmando esperar que a “CPRM cumpra o prazo e entregue até o final deste mês o laudo final sobre as rachaduras no bairro do Pinheiro, em Maceió. A angústia e o sofrimento da população já são grandes demais e um adiamento nesta data de apresentação do trabalho somente aumentará a desesperança de quem precisou deixar suas casas e suas histórias de vida para trás” disse Marx.

Em 21 de março, uma durante audiência pública discutiu em Brasília a situação do bairro do Pinheiro, em Maceió. O debate reuniu especialistas e integrantes de órgãos municipais, estaduais e federais. Um dos principais questionamentos dos moradores foi sobre a conclusão do relatório produzido pela equipe que há meses estuda o solo de toda a região. Na ocasião, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) projetou para o fim de abril a conclusão do levantamento.

“Vamos fazer o possível para entregar o relatório até o fim de abril. Mas nada impede que organismos municipal, estadual e federal comecem a trabalhar para uma emergência futura no bairro do Pinheiro. O bairro está em constante movimentação e a preocupação é maior na quadra da chuva, que está se aproximando. É preciso que todos estejam trabalhando no sentido de evitar consequência danosa à vida do ser humano”, afirmou na audiência o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Antônio Carlos Bacelar Nunes. A expectativa para a divulgação final do documento é grande.

Em Brasília, Marx vem atuando em defesa dos moradores da região do Pinheiro. Em ofício protocolado na Defesa Civil Nacional em janeiro deste ano, Beltrão solicitou agilidade máxima para que as famílias prejudicadas recebam suas indenizações pela perda de seus imóveis. O deputado também solicitou que os recursos do FGTS dos moradores, e também do PIS/PASEP, sejam liberados de modo urgente pela Caixa Econômica e pelo governo federal. Beltrão reivindicou, ainda, linhas de financiamento imobiliário na Caixa e no Banco do Brasil (BB) com juros zero ou reduzidos, além de prazos ampliados de pagamento para a aquisição de novos imóveis pelos habitantes do bairro.

“Reafirmo: a divulgação do laudo é vital. Precisamos, com urgência, conhecer as causas das rachaduras no bairro do Pinheiro, problema que já afeta também outros bairros como Mutange e Bebedouro. Este documento será uma das bases para a tomada de decisão dos órgãos públicos, para ações dos ministérios públicos e defensorias e para que ações sejam ajuizadas na Justiça. Confio na CPRM e acredito que a partir da apresentação deste documento a defesa dos moradores do bairro ganhará um novo impulso”, afirmou o parlamentar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo