MACEIÓ – Unidade de Saúde José Maria de Vasconcelos Neto promove evento em alusão ao mês da Consciência Negra, com foco no empoderamento negro.

Na manhã desta sexta-feira (24), a Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos Neto, localizada no São Jorge, promoveu um evento em alusão ao mês da Consciência Negra. A ação foi realizada em parceria com o projeto Pérola Negra, uma iniciativa da Equipe de Estratégia de Saúde da Família da unidade, cuja finalidade é trabalhar a autoestima, as crenças, a valorização dos cabelos crespos e o bullying nas escolas para crianças e adolescentes da comunidade. O evento teve lugar na Escola Estadual Fernandes Lima e contou com a presença de profissionais de saúde e de alunos do ensino médio da instituição de ensino.

Durante o evento, foram realizadas palestras que abordaram a temática, enfatizando o empoderamento negro para os jovens. A técnica de Enfermagem da unidade, Rozenilda Nascimento, destacou a importância de abordar o empoderamento e a necessidade de combater o racismo dentro das escolas e na sociedade em geral. Ela relatou o depoimento de uma adolescente que sofreu bullying em outra escola devido à sua cor da pele, mostrando como o racismo pode levar crianças e adolescentes à depressão.

A enfermeira Ivani Rocha ressaltou que o evento teve como principal abordagem o empoderamento negro, buscando valorizar a beleza e a identidade cultural dos jovens e mulheres negras. Ela considerou o momento como algo muito importante para celebrar e valorizar a diversidade das pessoas negras em sua beleza e identidade cultural.

Além das palestras, o público teve a oportunidade de apreciar uma exposição do projeto “Do criar ao cuidar”, um grupo de artesanato desenvolvido pela unidade com a comunidade. Também houve uma exposição de fotos de uma gestante e usuária da USF José Maria de Vasconcelos Neto em parceria com a fotógrafa Nelly Nobre, como forma de incentivar as usuárias para a realização do pré-natal e promover o empoderamento feminino.

O evento foi uma iniciativa que buscou celebrar a importância da cultura negra e promover a conscientização sobre a necessidade de valorizar a diversidade e combater o racismo em todas as esferas da sociedade. Através de palestras e exposições, os organizadores levaram informações relevantes e pautas importantes para a reflexão e o fortalecimento da identidade cultural e do empoderamento negro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo