MACEIÓ – Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação para aumento da cobertura vacinal nas crianças e preparação para campanha de multivacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo uma série de capacitações ao longo desta semana para as Unidades de Saúde dos oito Distritos Sanitários. O objetivo desses treinamentos é pensar em estratégias para aumentar as coberturas vacinais das crianças e realizar um alinhamento para a campanha de multivacinação.

Ontem, os servidores dos 6° e 3º Distritos Sanitários foram capacitados e hoje será a vez dos servidores do 4º Distrito. Essas capacitações são conduzidas pela coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, que enfatizou a importância do treinamento e planejamento.

Durante esta semana, estão sendo realizadas oficinas com as unidades de Estratégia de Saúde da Família. Já na terça-feira da próxima semana, dia 19, serão iniciados os trabalhos com as unidades de demanda. O objetivo dessas ações é informar sobre o Microplanejamento (MP) para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), a fim de melhorar as coberturas vacinais. Além disso, também está sendo discutido o alinhamento da Campanha de Multivacinação.

A Campanha de Multivacinação está programada para acontecer entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro e tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 14 anos de idade. Essa campanha abrange todas as vacinas necessárias para essa faixa etária e tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação.

Durante os encontros, a equipe da Imunização tem explicado a importância do Microplanejamento (MP), que é uma metodologia simples e de baixo custo que leva em consideração as características locais da população-alvo, como condições geográficas, sociais, culturais e demográficas. Essa estratégia de planejamento ajuda na execução, monitoramento, supervisão e avaliação das atividades de vacinação.

O processo de Microplanejamento tem como objetivo realizar as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) para alcançar altas coberturas vacinais nos programas de rotina e outras estratégias de vacinação, visando a erradicação, a eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis.

Esse processo começa nas unidades de saúde, onde as estratégias e ações de vacinação são operacionalizadas para atingir a população-alvo. Essa atualização e capacitação estão sendo realizadas em todos os distritos sanitários da capital.

Essas ações têm o objetivo de assegurar que as vacinações sejam realizadas de forma eficaz e que todas as crianças e adolescentes estejam protegidos contra várias doenças através da imunização. A SMS está empenhada em oferecer uma cobertura vacinal abrangente e de alta qualidade para garantir a saúde da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo