MACEIÓ – Prefeito de Maceió se reúne com representantes do Fonplata para tratar do projeto histórico do novo Mercado da Produção.

O prefeito de Maceió, JHC, teve uma reunião marcante nesta quarta-feira (03) com representantes do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), para discutir o ambicioso projeto do novo Mercado da Produção. Durante o encontro, o prefeito fez questão de ressaltar a importância histórica que a construção do mercado terá para a cidade.

“O Mercado será um símbolo pelo qual tenho certeza de que, daqui a dez ou vinte anos, vamos poder voltar aqui e nos orgulhar. Este é um esforço coletivo para a realização deste projeto histórico”, declarou JHC durante a reunião, demonstrando todo o seu entusiasmo com a iniciativa.

A operação de crédito no valor de US$ 40 milhões, equivalente a cerca de R$ 200 milhões, junto ao Fonplata, será destinada ao Programa de Desenvolvimento Urbano no Município de Maceió (Desenvolve Maceió). O objetivo principal é promover melhorias na qualidade de vida da população, gerar empregos e aumentar a renda local.

O projeto abrangerá não apenas a construção do novo Mercado da Produção, mas também a recuperação das encostas da capital. Esta iniciativa incluirá a reordenação da drenagem pluvial, a prevenção da erosão e a implementação de soluções de engenharia para a contenção e recuperação dos taludes existentes.

Além disso, o Mercado Público da Produção será ampliado para um novo espaço de 50.000 m², com mais boxes de comercialização, restaurantes e serviços públicos, visando fortalecer os setores de turismo, cultura e gastronomia na região.

Durante a reunião, a presidente executiva do Fonplata, Luciana Botafogo, ressaltou o papel fundamental do órgão em auxiliar Maceió a transformar essa realidade.

“O Fonplata está auxiliando Maceió a mudar uma realidade que é de extrema importância para a população local, pois o Mercado da Produção é uma riqueza fantástica que merece ser preservada. Vamos cuidar não só da estrutura física do Mercado, mas também das pessoas que ali trabalham”, afirmou Luciana Botafogo, ao lado do gerente de Projetos do Fonplata, Aderbal Curvelo.

O próximo passo agora é a licitação da obra e a definição do modelo de gestão do novo Mercado. Luciana informou que, nesta quinta-feira (04), acontecerá uma reunião da diretoria do Fonplata em Maceió, seguida de uma visita ao Mercado Público.

O Fonplata, uma entidade financeira do Tratado da Bacia do Prata, tem como objetivo apoiar tecnicamente e financeiramente a realização de estudos, projetos, programas, obras e iniciativas que promovam o desenvolvimento harmonioso e a integração física dos países membros da Bacia do Prata, como a Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Com essas ações, Maceió tem a oportunidade de transformar seu patrimônio histórico e cultural, trazendo benefícios significativos para a população e para o desenvolvimento da cidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo