MACEIÓ – Mulher marisqueira de Maceió é premiada em Brasília por destaque na pesca e aquicultura após quase 40 anos de dedicação

A marisqueira Joseane dos Santos, de 52 anos, aluna da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Escola Municipal Lindolfo Collor, no bairro Trapiche da Barra, foi uma das sete mulheres reconhecidas com o 1º Prêmio Mulheres das Águas, em uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura. A premiação, que aconteceu em Brasília no dia 19 de março, homenageou mulheres que se destacam nas áreas de pesca e aquicultura.

Joseane é mãe de nove filhos e há quase 40 anos trabalha como marisqueira, garantindo seu sustento com dignidade. O reconhecimento recebido no prêmio foi um impulso para a marisqueira, que viu a oportunidade de inspirar outras pessoas com sua história de superação. Desde que voltou a estudar, Joseane já realizou diversos cursos, como empreendedorismo e gestão financeira, e tem como objetivo concluir seus estudos.

A premiação contou com a presença de autoridades e teve um total de 149 histórias em 23 estados e no Distrito Federal. A vida de Joseane mudou em menos de um mês, e ela reviu seu sonho de infância de ser enfermeira ou médica pediatra, que foi adiado devido à necessidade de trabalhar desde cedo para sustentar sua família.

Integrante de um projeto do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) no bairro Vergel do Lago, Joseane também participou do documentário “Marisqueiras da Lagoa Mundaú”, que retrata sua vida e trabalho com o sururu. Essa história de superação e luta tem sido uma inspiração para outras mulheres na escola em que estuda.

A coordenadora pedagógica da Ejai da Escola Municipal Lindolfo Collor, Deiseane Oliveira, ressalta a dedicação e o exemplo de Joseane, destacando sua garra, coragem e motivação para alcançar seus objetivos. A comunidade escolar também prestigiou a marisqueira com a exibição do documentário, reconhecendo sua determinação e esforço. Joseane se tornou um símbolo de perseverança e superação para todos ao seu redor, mostrando que é possível realizar sonhos e alcançar objetivos, independentemente das adversidades enfrentadas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo