MACEIÓ – Maceió avança na redução das desigualdades sociais com ações ampliadas em 2023 pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

A cidade de Maceió vem implementando políticas progressivas para reduzir as desigualdades sociais, visando atender as camadas mais vulneráveis da população. Em 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) ampliou ações em locais de maior vulnerabilidade social, expandindo o atendimento socioassistencial para aqueles que mais precisam.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, o ano de 2023 foi marcado por melhorias significativas na Assistência Social e na estrutura física dos equipamentos. Diversas unidades foram reinauguradas, como os quatro abrigos institucionais. Além disso, os Centros de Referência de Assistência (Cras) e os prédios dos Conselhos Tutelares passaram por reformas, e novos pontos do Pague e Leve do Restaurante Popular foram inaugurados. Destaca-se também a inauguração de uma nova unidade de acolhimento para pessoas em situação de rua no bairro do Benedito Bentes.

O Cadastro Único (CadÚnico) é a principal porta de entrada para os programas sociais, e em 2023 foram feitos mais de 29 mil novos cadastros, além de 69.164 atualizações cadastrais, das quais 43.823 são beneficiárias do Bolsa Família. A cidade de Maceió conta com 109 mil beneficiários do programa federal. As ações itinerantes do programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS) realizaram mais de 1.700 inclusões e atualizações cadastrais.

Os Centros de Referência de Assistência (Cras) também desempenham papel fundamental na promoção das políticas de Assistência Social em bairros de maior vulnerabilidade, tendo realizado, em 2023, um total de 198.584 atendimentos nos 16 Cras de Maceió.

No que tange à segurança alimentar, as três unidades do Restaurante Popular de Maceió distribuíram cerca de 600 mil refeições em 2023 e entregaram 14 mil kits de leite para as famílias do Programa Primeira Infância Cidadã (PPIP). A prefeitura ressalta o compromisso com a segurança alimentar de todos os maceioenses, promovendo programas e equipamentos que ofereçam suporte para o bem-estar nutricional dos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Em 2023, foram concedidos 2.870 benefícios de auxílio-moradia a famílias com filhos, domiciliadas no Município de Maceió, em situação de vulnerabilidade social temporária ou situação de calamidade pública, como incêndios, desabamentos, deslizamentos e alagamentos.

A Semdes atendeu 2.152 pessoas no período chuvoso, ofertando mais de 90 mil refeições, 465 kits de leite em pó e mil colchões. Além disso, em 2023, os abrigos disponibilizados pela Prefeitura receberam cerca de mil pessoas em situação de rua, e mais de 6 mil atendimentos foram realizados mensalmente nos três Centros Pop da cidade.

Em outubro de 2023, o bairro Benedito Bentes ganhou um novo abrigo para pessoas em situação de rua, com capacidade para receber até 50 pessoas, oferecendo a oportunidade de um recomeço através dos serviços oferecidos. Com todas essas ações, a Prefeitura de Maceió reforça seu compromisso em promover a justiça social e a inclusão, garantindo os direitos das camadas mais vulneráveis da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo