MACEIÓ – “Fiscalização da Operação Línguas Sujas flagra despejo irregular de esgoto pela BRK Ambiental em Maceió”

Equipes de fiscalização da Operação Línguas Sujas, promovida pela Prefeitura de Maceió, flagraram nesta terça-feira (5) mais um caso de despejo irregular de esgoto pela BRK Ambiental. Os lançamentos indevidos foram identificados em dois pontos da Rua Joaquim Nabuco, localizada no bairro Farol. As autuações foram emitidas em função das infrações que violam o Código Municipal de Meio Ambiente, normativa que proíbe o lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais.

É importante destacar que a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto da capital, a BRK, possui histórico de reincidência em infrações ambientais. De acordo com dados da pasta ambiental, metade das autuações emitidas no mês de agosto deste ano foram direcionadas a essa empresa.

A Operação Línguas Sujas, em vigor desde 2022, é uma iniciativa constante que reúne equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Durante a fiscalização, constatou-se uma quantidade expressiva de esgoto sendo despejada no sistema de drenagem. Diante disso, uma inspeção minuciosa foi conduzida para verificar a responsabilidade pelo ocorrido, especialmente considerando que a região já conta com um sistema de saneamento e rede coletora de esgoto. Por meio dos testes realizados, foi comprovada a existência de ligações clandestinas, o que exigirá que a empresa realize os devidos reparos.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti, destacou o trabalho incansável das equipes de fiscalização nas ruas, com o objetivo de aplicar rigorosamente o Código Ambiental. Segundo ele, é fundamental contar com uma equipe eficiente e dedicada, que esteja nas ruas diariamente para investigar denúncias e realizar as fiscalizações necessárias. Cavalcanti ressaltou que o lançamento irregular de esgoto é prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública, e que a prefeitura está comprometida em adotar medidas rigorosas para responsabilizar aqueles que violam as leis ambientais.

Para facilitar o processo de denúncia, a população pode entrar em contato por meio do número (82) 3312 5242, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 14h, ou pelo e-mail coord.fiscalizacaoambiental@sedet.maceio.al.gov.br.

É fundamental que a sociedade esteja atenta a essas questões e contribua com denúncias, a fim de garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de todos os habitantes de Maceió. A operação continua em ação e novas fiscalizações serão realizadas para coibir práticas ambientais inadequadas por parte de empresas e indivíduos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo