MACEIÓ – Farmácia é interditada por falta de alvará sanitário, responsável técnico e outras irregularidades, resultando em multa e processo administrativo.

No bairro do Jacintinho, uma farmácia foi interditada pela Vigilância Sanitária Municipal durante uma fiscalização de rotina. A equipe do órgão constatou diversas irregularidades, como a falta de alvará sanitário e a ausência de um responsável técnico pelo estabelecimento. Além disso, foi constatado que serviços farmacêuticos estavam sendo realizados por uma pessoa não habilitada, o que vai contra as exigências legais.

De acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), toda farmácia deve contar com um farmacêutico responsável técnico, que seja graduado em Farmácia e esteja devidamente registrado no Conselho Regional de Farmácia. Além disso, o estabelecimento deve possuir o Certificado de Autorização de Funcionamento da Anvisa (AFE).

A empresa interditada terá um prazo de 90 dias para regularização e somente após isso poderá solicitar a desinterdição. No entanto, a farmácia foi autuada e responderá a um processo administrativo, podendo pagar uma multa que varia de R$180 a R$38 mil, em caso de reincidência.

O chefe especial da Vigilância Sanitária Municipal, Airton Santos, explicou que as fiscalizações em farmácias são frequentes e visam diminuir as irregularidades e conscientizar os representantes desses estabelecimentos sobre a importância de cumprir a legislação. O objetivo principal é reduzir os riscos à saúde do consumidor, que busca nas farmácias segurança e promoção da saúde.

Santos ressaltou que as exigências sanitárias são para beneficiar a saúde da população e devem ser cumpridas. Além de prevenir problemas de saúde, as fiscalizações têm como objetivo promover a saúde e garantir a responsabilidade na comercialização de medicamentos e no desenvolvimento das atividades das farmácias.

Caso a população identifique irregularidades em estabelecimentos que não estejam de acordo com as normas sanitárias e que representem riscos à saúde, é possível fazer denúncias por meio do telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia, todos os dias. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

As fiscalizações em farmácias continuarão acontecendo para combater as irregularidades e garantir a segurança da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo