MACEIÓ – Emprega Mulher capacita mulheres em vulnerabilidade social para inserção no mercado de trabalho em Maceió.

O Senai Poço, em Maceió, deu início a mais uma turma do programa Emprega Mulher, que visa capacitar e inserir mulheres no mercado de trabalho. Ao todo, 70 mulheres serão capacitadas nos cursos de assistente administrativo, operador de computador e confeitaria ao longo dos próximos dois meses. As aulas tiveram início na última segunda-feira, dia 25.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Maceió, tem como objetivo capacitar profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, mais de 800 mulheres já foram contempladas com formações gratuitas em diversas áreas, com o benefício adicional da gratuidade nas tarifas de ônibus para facilitar o acesso ao local do curso.

Uma das alunas beneficiadas, Célia Gomes, destaca a importância da parceria entre a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania e a Vamu Mobilidade para sua participação no curso de assistente administrativo. Para ela, a ajuda com transporte é fundamental, pois custos adicionais poderiam inviabilizar sua participação, dadas as responsabilidades familiares que assume.

Célia, que cuida do filho e auxilia o marido com deficiência, enxerga a capacitação como uma oportunidade para empreender ao lado do esposo em um negócio de órteses e próteses no futuro. Além de promover a inserção no mercado de trabalho, o programa Emprega Mulher busca fortalecer o empoderamento feminino e a autonomia financeira das participantes.

Outro ponto destacado é a parceria com o Sine, que garante às alunas não apenas a qualificação, mas também preferência em empresas parceiras da Prefeitura de Maceió. Os cursos, ministrados no Senai Alagoas, são considerados fundamentais para capacitar as mulheres e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.

O gerente do Senai Poço, Welton Barbosa, ressalta a importância de inserir as mulheres no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo feminino. Segundo ele, as dificuldades do cotidiano muitas vezes impedem as mulheres de investirem em si mesmas, tornando essas oportunidades de capacitação essenciais para promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo