MACEIÓ – Defesa Civil de Maceió inicia ações de prevenção ao período chuvoso de 2024 conforme o Previne Maceió, plano de enfrentamento.

A Defesa Civil de Maceió começou, nesta semana, a implementar ações para lidar com o período chuvoso de 2024, realizando as atividades estabelecidas no Previne Maceió, um plano de prevenção elaborado e coordenado pelo órgão municipal.

O plano abrange as atividades desenvolvidas por cada secretaria do município de Maceió, que está inserido no escopo de defesa civil em situações de eventos extremos, como fortes chuvas e/ou inundações.

Antes do início do período chuvoso, que tem início no mês de abril, a Defesa Civil Municipal elabora o plano realizando o levantamento das áreas de risco e identificando as demandas existentes em cada localidade. Além dessa identificação em campo, o órgão conta com os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC’s) e com a população, que pode acionar a Defesa Civil ligando para o 199.

Entre as ações realizadas estão a poda e supressão de árvores, limpeza de galerias de águas pluviais e desobstrução de canais. “As ações preventivas são extremamente importantes para que não tenhamos maiores danos quando as chuvas fortes iniciarem, pois já estamos preparando a cidade e eliminando riscos”, destaca Matheus Montenegro, diretor de planejamento, prevenção e redução de risco.

A Defesa Civil Municipal identifica a ação que deve ser realizada e aciona as demais secretarias que são responsáveis por realizar as demandas.

O plano de enfrentamento ao período chuvoso, o Previne Maceió, estabelece as competências de cada secretaria dentro do contexto, incluindo a atuação da Defesa Civil de Maceió na sistematização do diagnóstico e encaminhamento das situações de risco para os órgãos competentes. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação pode contribuir com o oferecimento de escolas que servirão de abrigo, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde auxilia nos cuidados sanitários com as famílias abrigadas, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã realiza a demolição dos imóveis condenados, e assim por diante.

A atuação preventiva da Defesa Civil Municipal tem trazido resultados positivos para a cidade de Maceió. Nos últimos dois anos, não houve registro de vítimas fatais durante o período chuvoso. As obras de proteção e contenção de encostas têm colaborado para a diminuição dos números de deslizamentos de massa.

No ano de 2022, das 3.628 ocorrências atendidas pela Defesa Civil de Maceió, 806 foram de deslizamento de massa nas encostas. Já em 2023, apenas 156 entre as 1.809 registradas durante todo o ano. “Com todo o volume de ações preventivas que estamos realizando, desde o início desta gestão, a perspectiva é a de que possamos enfrentar os períodos chuvosos de cada ano que passa com o menor dano possível, reduzindo os números de ocorrências, salvaguardando a vida dos maceioenses que residem em áreas de risco”, conclui o diretor.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo