MACEIÓ – “Capacitação em puericultura qualifica profissionais da saúde para melhor atendimento a gestantes e crianças”

Na manhã de sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) realizou uma capacitação em puericultura voltada a médicos e enfermeiros da Atenção Básica, por meio da Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança. O evento teve lugar no auditório da Polícia Federal, em Jaraguá, e teve como objetivo atualizar e qualificar os profissionais que assistem e acompanham o pré-natal e o desenvolvimento infantil.

Com a presença e a palestra da enfermeira especializada em educação e saúde, Maria José Ribeiro Sampaio, o evento discutiu o manejo, avaliação e acompanhamento desde o pré-natal até o desenvolvimento da criança e de suas mães. Além disso, a capacitação abordou a importância de observar questões socioeconômicas e manter um olhar humano e sensível para identificar a melhor alternativa de acolhimento e manejo com os usuários.

Para a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alayde Ricardo, a importância da capacitação é fundamental, já que oferece a oportunidade de orientar novas práticas e manejos de acompanhamento, bem como atualizar os trabalhos dos profissionais de saúde. “É de extrema relevância esses encontros”, destacou a diretora.

A coordenadora Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, afirmou que a capacitação foi pensada após supervisões realizadas, a fim de providenciar melhorias e qualificações técnicas e gerenciais. “Através do monitoramento realizado nas unidades de saúde, percebemos a necessidade dessa demanda, para que exista uma atualização na prestação de serviços de qualidade à saúde das crianças e no acompanhamento de gestantes”, explicou Oliveira.

Além dos profissionais da SMS, médicos e enfermeiros das unidades de saúde da região também marcaram presença no evento. Olivina Galdino, médica generalista da unidade São Francisco de Pádua, localizada em Cruz das Almas, destacou a importância da capacitação para um trabalho colaborativo e um serviço de qualidade à população. “Minha expectativa é a melhor possível, a fim de me atualizar, melhorar minhas práticas, sabemos que como profissionais da saúde devemos estar sempre atualizados e nos capacitando para prestar serviços e assistência em saúde de qualidade à pessoas”, ressaltou.

Também presente no evento, a enfermeira Bárbara Evans compartilhou a importância e contribuição do treinamento na assistência em saúde. “Vejo esses encontros como uma reciclagem, é uma maneira de nos atualizar, pois a saúde sempre se renova, para levar um melhor atendimento à população. Já realizamos os procedimentos compartilhados na minha unidade, alternamos consultas entre enfermeiros e médicos, com o intuito de um acompanhamento completo”, enfatizou.

Por fim, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deixou disponível o endereço e telefone de contato para maiores informações sobre os serviços oferecidos. A importância da capacitação é uma forma de garantir atendimento de qualidade à população, como afirmaram os participantes do evento.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo