MACEIÓ – “Caminhos para uma Educação Não-violenta são debatidos em Jornada Pedagógica 2024, em Maceió, visando Direitos Humanos e Inclusão na Sala de Aula”.

A Jornada Pedagógica 2024, realizada nos dias 4, 5 e 6 de março, em Maceió, abordou o tema “Caminhos curriculares para uma educação não-violenta”. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundepes, o evento reuniu diversos profissionais da área educacional para discutir questões importantes relacionadas aos Direitos Humanos e a inclusão na sala de aula.

Durante a mesa redonda realizada no segundo dia do evento, foram discutidos temas como o combate ao racismo nas escolas, a valorização da diversidade dos estudantes e o papel dos educadores na construção de um ambiente educacional inclusivo. O coordenador Luciano Amorim ressaltou a importância do trabalho realizado nas escolas, com projetos como o Ubuntu, Escola em Cores e Aprender a Proteger, que visam promover a equidade entre os alunos e criar um ambiente seguro e saudável para as crianças.

A professora Letícia Nascimento contribuiu com suas vivências como educadora negra e travesti, destacando a importância do acolhimento das crianças e a necessidade dos professores estarem atentos às questões que surgem no ambiente escolar. O professor Fabson Calixto também trouxe reflexões sobre o racismo e a importância de adotar um currículo antirracista e negrocentrado para criar um ambiente seguro para as crianças pretas.

Além disso, a mesa contou com a presença da assistente social Leila Costa, que destacou o papel dos profissionais de serviço social na proteção e assistência aos alunos, garantindo um ambiente de aprendizado sadio e inclusivo. Os servidores presentes na roda de conversa também compartilharam suas experiências e perspectivas sobre a importância das discussões promovidas durante o evento.

A Jornada Pedagógica 2024 foi um espaço de troca de experiências e reflexões, que contribuíram para o fortalecimento de práticas educacionais mais inclusivas e não-violentas nas escolas municipais de Maceió. A diversidade de temas abordados e a participação ativa dos profissionais presentes demonstram o compromisso com uma educação de qualidade e mais justa para todos os estudantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo