MACEIÓ – Boletim Econômico de Maceió: Abertura de empresas 10 vezes mais rápida e taxa de desemprego histórica de 9,3%

A Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi) de Maceió lançou, no decorrer deste ano, uma ferramenta que promete revolucionar o planejamento econômico da cidade. O Boletim Econômico de Maceió, com periodicidade trimestral, tem como objetivo principal reunir informações relevantes sobre o município, fornecidas por diferentes órgãos do Governo Federal, a fim de auxiliar no desenvolvimento da economia local e no processo de elaboração de políticas públicas para a comunidade.

Dentre os destaques da primeira edição do Boletim, está a revelação de que a abertura de empresas em Maceió ficou dez vezes mais rápida em 2023, uma economia de tempo de 90% em relação a 2019 (82 horas). Esse dado foi extraído do Painel do Mapa de Empresas, do Governo Federal, e contribuiu para a atração de grandes empresas para a cidade, gerando um aumento significativo de vagas de trabalho.

Além disso, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego na capital de Alagoas caiu para 9,3%, o menor índice desde o início da série histórica em 2012, inclusive do período pré-pandemia. No ano passado, foram formalizados 13.591 empregos, correspondendo a cerca de 60% das carteiras assinadas em todo o estado, de acordo com o Novo Caged.

Com um investimento de mais de R$ 1 bilhão em ações estratégicas para o desenvolvimento da cidade, o prefeito de Maceió, JHC, destacou os avanços conquistados: “Após longo período de estagnação enfrentado nas gestões passadas, agora estamos caminhando para o progresso. Maceió está puxando Alagoas para frente e vai puxar ainda mais. Nossos investimentos geram renda, emprego e cidadania para os maceioenses, sobretudo para aqueles que mais precisam da nossa gestão”.

Para o secretário de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana, David Gomes, o Boletim Econômico dedicado a Maceió é fundamental para entender e impulsionar o desenvolvimento econômico local, fornecendo informações detalhadas sobre as tendências da região, como emprego, produção industrial e comércio. Segundo ele, isso permite que as empresas locais tomem decisões mais informadas sobre estratégia e expansão de negócios, além de atrair novos investidores para o município.

Por fim, o boletim está disponível no site de parcerias da prefeitura de Maceió, e, segundo o assessor técnico e economista da Semaemi, Fernando Cavalcante, desempenha um papel crucial na atração de investidores e na formulação de políticas públicas que atendam às necessidades da comunidade maceioense, promovendo um ambiente econômico mais próspero e sustentável.

Portanto, com o lançamento do Boletim Econômico de Maceió, a cidade dá um passo importante rumo ao desenvolvimento econômico sustentável, com mais transparência e informações estratégicas para o planejamento eficaz.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo