MACEIÓ – A prefeitura de Maceió e o Cerest Maceió percorrem cidades da região para realizar visitas de trabalho.

O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), Regional de Maceió, está promovendo a segunda edição do Curso sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador. A ação, que teve início no dia 17 deste mês, é coordenada pela equipe da Coordenação de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador do órgão.

O objetivo das visitas realizadas em três municípios da 4ª Região de Saúde de Alagoas – Quebrangulo, Paulo Jacinto e Capela – é realizar inspeções educativas em unidades produtivas selecionadas pelos profissionais de vigilância em saúde dessas cidades. As inspeções contam com aulas práticas que abordam a avaliação de locais e processos de trabalho em ambientes laborais, fortalecendo os laços entre o Cerest Regional e os municípios de sua área de abrangência.

Durante as visitas, a equipe do Cerest foi recebida pelos profissionais de gestão e assistência que são referências em Vigilância em Saúde de cada cidade. Vale ressaltar que o curso é fruto de uma parceria entre o Cerest e a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por meio do programa de Residência.

Os profissionais da Vigilância em Saúde dos municípios participantes que estão na área de abrangência do Cerest Regional – Paulo Jacinto, Capela, Quebrangulo, Viçosa e Boca da Mata – participaram de 14 aulas remotas semanais. Após as inspeções práticas, será realizado um seminário de encerramento em Maceió.

A equipe do Cerest que participa do curso é composta pelo engenheiro eletricista de segurança do trabalho Paulo César Fernandes, pela fisioterapeuta residente Deborah Vasconcelos, pelo tecnólogo em segurança do trabalho Valdomiro Filho e pelos estagiários de segurança do trabalho Larissa Sucupira e Lucas Lima.

Essa iniciativa é de extrema importância para promover a saúde dos trabalhadores, garantindo ambientes laborais seguros e saudáveis. Além disso, fortalece a parceria entre o Cerest e os municípios da região, demonstrando o compromisso do órgão em proporcionar educação e suporte técnico aos profissionais de vigilância em saúde dessas localidades.

É fundamental que ações como essa sejam realizadas em todo o país, visando a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores. Ao investir em vigilância em saúde do trabalhador, estamos investindo na valorização do ser humano e em uma sociedade mais justa e equilibrada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo