MACEIÓ – 1º Encontro Municipal discute interseccionalidade de raça, etnia, gênero e descolonização da saúde em Maceió, com perspectiva de expansão nacional.

Na tarde da última segunda-feira (25), ocorreu o 1º Encontro Municipal de Equidade no Trabalho e na Educação no SUS, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). O evento fez parte das atividades do programa Maceió é Massa Sem Racismo e teve como tema central a interseccionalidade de raça, etnia, gênero e a descolonização da saúde.

A palestrante do evento foi a secretária-nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso Pinto, que apresentou as diretrizes do Programa de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras e Trabalhadores do SUS. Ela ressaltou a importância do pioneirismo de Maceió nesse contexto e anunciou que o Governo Federal pretende estender a iniciativa para todos os estados brasileiros.

Durante o encontro, representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz compartilharam suas experiências no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, que busca garantir a equidade de gênero, raça e etnia entre os trabalhadores do sistema de saúde. Camila Tavares, coordenadora de Projetos da Responsabilidade Social do hospital, destacou a participação de movimentos sociais, conselhos de saúde, secretarias estaduais e universidades no debate sobre o tema.

A diretora administrativo-financeira do Hospital da Cidade, Júlia Lins, enfatizou a política de equidade e o tratamento humanizado implantados na unidade hospitalar. Ela ressaltou que o evento foi fundamental para discutir uma temática que foi negligenciada por anos pelo poder público. Além disso, a coordenadora da Igualdade Racial da Semuc, Arísia Barros, destacou a importância do encontro na busca por um tratamento igualitário na saúde.

O encontro contou também com uma performance afro-artística, promovendo a reflexão sobre a equidade e a valorização da diversidade na saúde. Com debates, palestras e trocas de experiências, o evento buscou sensibilizar os participantes sobre a importância de combater qualquer tipo de discriminação, incluindo o racismo, no ambiente de trabalho na saúde pública.

Em resumo, o 1º Encontro Municipal de Equidade no Trabalho e na Educação no SUS foi uma oportunidade de compartilhar boas práticas, promover a conscientização e estimular a implementação de políticas mais inclusivas e igualitárias no sistema de saúde de Maceió e em todo o Brasil. A iniciativa de Maceió serviu como exemplo e inspiração para outras localidades no combate às desigualdades e na promoção de um atendimento mais justo e humanizado para toda a população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo