Lixeiras subterrâneas do calçadão da Pajuçara são danificadas por vândalos, prejudicando coleta de resíduos na região.

Na tarde desta quinta-feira, foi registrado um ato de vandalismo que causou danos às lixeiras subterrâneas instaladas pela Prefeitura de Maceió, localizadas no calçadão da Avenida Dr. Antônio Gouveia, na Pajuçara. As lixeiras, responsáveis pela coleta de lixo orgânico, reciclável e rejeitos, tiveram suas tampas arrancadas, prejudicando o funcionamento mecânico dos equipamentos.

Segundo relatos dos garis da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), responsáveis pela coleta, a falta de cuidado com essas estruturas impacta diretamente na eficiência do serviço prestado à população. Além dos danos causados às tampas, houve tentativas de forçar a entrada de objetos, como uma cadeira, no interior das lixeiras, comprometendo ainda mais o funcionamento do Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS).

O SCS é uma tecnologia de armazenamento de resíduos sólidos comuns amplamente utilizada na Europa e que vem ganhando espaço no Brasil. A proposta do sistema é manter a cidade visualmente mais limpa, evitando que lixeiras fiquem cheias e transbordando lixos nas vias públicas. No entanto, com atos de vandalismo como os registrados hoje, o objetivo desse modelo de coleta de resíduos acaba comprometido.

A Alurb informou que já está tomando as providências necessárias para a reparação dos danos causados às lixeiras subterrâneas. Além disso, a Autarquia reforçou a importância de conscientização da população sobre a utilização correta desses equipamentos, ressaltando que a colaboração de todos é fundamental para a preservação dos espaços públicos e para a efetividade do serviço de coleta de resíduos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo