Jornada Pedagógica 2024 discute caminhos para uma educação não-violenta e inclusiva em Maceió.

A Jornada Pedagógica 2024, realizada nos dias 4, 5 e 6 de março em Maceió, foi palco de discussões importantes sobre caminhos curriculares para uma educação não-violenta. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundepes, contou com uma mesa redonda que abordou o tema dos Direitos Humanos e os caminhos pedagógicos para garantir sua aplicação na sala de aula.

Durante o segundo dia da Jornada, os participantes debateram questões como o combate ao racismo nas escolas, o respeito à pluralidade dos estudantes e o papel fundamental dos educadores na formação de uma escola inclusiva. Essa atividade, idealizada pela Coordenação de Educação de Direitos Humanos e Cidadania da Semed, reflete o trabalho que já vem sendo realizado nas escolas, conforme destacou o coordenador Luciano Amorim.

“Estamos focados em combater o racismo, promover a equidade entre os alunos e construir um ambiente seguro e saudável para as crianças. Projetos como o Ubuntu, Escola em Cores e o Aprender a Proteger estão sendo fundamentais nesse processo”, ressaltou Amorim.

A mesa redonda teve início com a participação da professora Letícia Nascimento, que compartilhou suas experiências como educadora negra e travesti, enfatizando a importância do acolhimento às crianças. Ela ressaltou a necessidade dos professores estarem atentos às questões que surgem no ambiente escolar, para garantir que os alunos saibam lidar com a diversidade de vivências presentes nesse ambiente.

Outro tema abordado durante o evento foi o racismo no ambiente escolar e a importância da adoção de um currículo antirracista e negrocentrado. O Professor Fabson Calixto trouxe reflexões sobre práticas pedagógicas que reconhecem a dignidade dos corpos considerados destoantes, promovendo assim um ambiente seguro para as crianças pretas.

Além disso, a atuação dos assistentes sociais nas escolas também foi destacada, com a assistente social Leila Costa ressaltando a importância do trabalho desses profissionais no auxílio às questões dos alunos, visando manter um ambiente de aprendizado sadio e acolhedor.

Os servidores presentes participaram com atenção das discussões, compartilhando suas experiências e perspectivas sobre os desafios da rede pública municipal de ensino. A técnica Geane Mendonça expressou otimismo em relação aos impactos das discussões, ressaltando a importância de ouvir e discutir questões atuais e relevantes para melhorar o combate à evasão escolar e à discriminação das crianças.

A Jornada Pedagógica foi enriquecedora e contribuiu para ampliar a visão dos profissionais da educação sobre os desafios enfrentados no ambiente escolar. A troca de experiências e as reflexões promovidas durante o evento certamente trarão benefícios significativos para a construção de uma educação mais inclusiva e igualitária.

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